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28 Novembro 2021 | AutoData LANÇAMENTO » FIAT PULSE Colaborou muito com o desempenho justamente a gestão do fornecimento de semicondutores, que, no caso da Stellan- tis, afetou menos suas operações locais, apesar de em outubro, às vésperas do lançamento do Pulse, um lay off de 1,8 mil trabalhadores ter começado, comprevisão de duração de três meses. Ainda assim é compreensível a expec- tativa de Zola, pois agora a Fiat começa a competir em um segmento completa- mente novo: o B-SUV, atualmente o mais volumoso do mercado. Com o Pulse o portfólio Fiat passa a abranger 90% do mercado brasileiro. De 2012 a 2021, se- gundo a empresa, os SUVs compactos passaram de dois a dezoito modelos e ampliaram sua participação de 2,8% para 22,8% do mercado. Na pré-venda mais de 5,5 mil unida- des foram reservadas em menos de 96 horas, segundo cálculos da empresa: “É a consolidação de nossos planos e da ótima receptividade dos nossos produtos junto ao consumidor. E ainda teremos mais novidades em 2021”. O Pulse tem três versões, com dois motores. O portfólio começa na Drive, do- tada do motor Firefly 1.3 aliado a câmbio manual, por R$ 80 mil, com central mul - timídia, faróis em LED, ar-condicionado automático e digital, quatro airbags e o TC+, sistema que auxilia o veículo a tran- sitar em condições de baixa aderência, equilibrando o torque das rodas e garan- tindo maior estabilidade. Com a transmissão automática e o motor aspirado a versão Drive sai por R$ 90 mil. Ao trocar o motor pelo turbo, R$ 99 mil. As versões Audace e Impetus só têm opção do motor Turbo 200 e câmbio CVT, por R$ 108 mil e R$ 116 mil, respec - tivamente. Este motor estreia no Pulse: é o 1.0 turbo produzido em Betim. Com o SUV alcança 130 cv de potência quando abas- tecido com etanol e 125 cv com gasolina, aliado à transmissão CVT automática de sete marchas. É, de acordo com a com- panhia, o motor 1.0 turbo mais potente de sua categoria do mercado e alcança 20,4 kgfm a 1 mil 750 rpm de torque, tanto com etanol como com gasolina. As tecnologias do Turbo 200 são as mesmas do Turbo 270, que estreou no Jeep Compass e que equipa, também, a Fiat Toro. O turbocompressor temwestgate eletrônica, injeção direta de combustível e o sistema MultiAir III, que torna o controle das válvulas de admissão mais eficientes, segundo a fabricante. PLATAFORMA DO ZERO A plataforma do Pulse é o sonho de todo engenheiro: receber uma folha em branco para criar, com liberdade, modos de oferecer tudo o que há e haverá de melhor em termos de segurança, conforto e conectividade. Foi a missão recebida por Leandro Quadros, responsável pela plataforma MLA na Stellantis, há pouco mais de dois anos e meio, quando ainda não havia então sequer conversas de fusão da então FCA com a PSA. Estava nas mãos dele e equipe em Betim desenvolver a base compacta que seria o futuro da Fiat.

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