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8 LENTES Novembro 2021 | AutoData Por Vicente Alessi, filho Sugestões, críticas, comentários, ofensas e assemelhados para esta coluna podem ser dirigidos para o e-mail vi@autodata.com.br RECORDAR É... Naquela série na qual uma coisa puxa a outra escrever saudades sobre José Edgard Pereira Barretto Filho para a edição anterior de AutoData me fez vir à mente outro pioneiro, João Jamil Zarif, que conheci simplesmente como o maior concessionário Ford do Brasil e da América Latina. Claro que doutor João jamais passou por um curso superior mas ninguém deixava de louvá-lo: uma pessoa boníssima, divertidíssima e um incrível ganhador de dinheiro – com isso quero dizer que era, quarenta anos atrás, aquilo que hoje identificam como empreendedor. Como se nos dias correntes as possibilidades fossem as mesmas. Ele era mais: era milionário! Mas a cena que me veio à mente ocorreu em 1992, no Salão do Automóvel, ainda no Pavilhão de Exposições do Parque Anhembi, em São Paulo. Foi o ano em que AutoData surgiu para o mundo e o primeiro no qual o presidente do Salão, Caio de Alcântara Machado, nos cedeu estande com infra-estrutura grátis e, por gostar de nós, nos garantia bar, geladeira e despensa cheios o tempo todo. Este é um exemplo de incentivos que nunca mais testemunhei. RECORDAR É... 2 Mas a história é a seguinte: a Cia. Santo Amaro, a tal maior Ford da América Latina, tinha um interesse paralelo na forma de empresa modificadora de veículos, a Engerauto, de muito sucesso. Que propôs parceria à Ford em projeto de ônibus urbano. A Ford tinha seus próprios planos e levou as propostas em banho-maria e, aparentemente, aproveitou uma ideia ou outra do projeto. Até que doutor João descobriu – e para ele não existiam interesses da Ford: teria havido uma imensa sacanagem com ele, parceiro histórico da Ford, que lançara, sozinha, seu urbano. E no estande da Engerauto, assim que lá entrei, doutor João gritava: “Cadê o Mello, cadê o Mello!!!”. Mello era Luiz Carlos, pensador da indústria e depois, já aposentado, professor de pós-graduação, que dirigia a Divisão Ford da Autolatina na época e que, naturalmente, levou em conta as diretivas da matriz, em Dearborn, MI, e não os interesses da Engerauto. RECORDAR É... 3 Ouvia os gritos de doutor João e torcia para que Mello me acompanhasse e entrasse no estande da Engerauto. Isto nunca aconteceu mas bem que gostaria de ser testemunha de um embate destes, de titãs. Acredito que os dois tenham feito as pazes anos depois. Arquivo pessoal

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