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59 AutoData | Dezembro 2021 “A intenção com a nova geração do Fiorino é pelo menos acompanhar este avanço.” Chamar o modelo 2022 da Fiorino de nova geração parece um certo exage- ro: ainda que na dianteira sejam novos a grade, capô, faróis e para-choques, as mudanças são apenas sutis, e ainda assim as maiores. O utilitário ainda ganhou a nova identidade visual Fiat. Por dentro, pelo menos, as mudanças forammaiores, com painel redesenhado, mais porta-objetos, novos bancos e me- lhor sistema de ar-condicionado, “capaz de resfriar o interior em até 6 graus nos primeiros 15 minutos de funcionamento, o que significa um resfriamento 18% mais rápido da cabine, considerando testes de laboratórios e simulação de condições de trânsito urbano pesado”, conta material distribuído pela Fiat. A capacidade de carga permanece a mesma, com 650 kg. Nenhuma mudança extremamente significativa ocorreu também na parte mecânica: o Fiorino traz o mesmo motor 1,4 l EVO, ainda que recalibrado e ajustado para atender às novas normas do Proconve L7. Calcula a Fiat que o consumo de gaso- lina foi reduzido em 11,8% na comparação com a geração anterior, e que no etanol melhora foi de 8,3%, “uma economia de mais de R$ 1 mil por ano diante dos pre- ços atuais dos combustíveis”, segundo as contas da empresa. Itens de segurança relevantes como ESC, controle de tração e estabilidade, alerta de frenagem e assistente de partida em rampa agora integram o modelo. O catálogo foi simplificado. A Fiorino agora temversão única, Endurance, mas o preço bateu nos três dígitos: exatos R$ 99 mil 990, que em São Paulo, por diferenças tributárias, vão a R$ 103 mil. Zola lembrou que a geração anterior ofertava duas versões: “Amais simples não tinha, basicamente, ar-condicionado, item que o cliente considera essencial hoje em dia. Como respondia por menos de 5% do mix, foi retirada do catálogo”. São de série direção hidráulica, ar-con- dicionado, banco do motorista com regu- lagem de altura, vidros e travas elétricas, chave com telecomando, preparo para som, protetor de cárter, alarme e faróis de neblina, além do ESC. A Fiat providenciou também ajustes no câmbio manual de cinco marchas. A segunda e a terceira ficaram mais curtas, em nome de melhores arrancadas e de- sempenho em subidas quando carregada, assim como a ré, no caso de manobras também com carga. Já a quinta marcha foi alongada, o que ajudou a reduzir os resultados de consumo. Outramodificação foi na suspensão tra - seira. Segundo a Fiat o Fiorino, “a exemplo da nova Strada, passou a usar materiais de maior resistência. Essa alteração deixou o conjuntomais leve e melhorou a eficiência e a estabilidade”.

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