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71 AutoData | Dezembro 2021 corde de produção e vendas de motores, no embalo da pré-compra que antecedeu a entrada emvigor das normas de emissão equivalentes à Euro 5. No ano seguinte bateu a marca de 1 milhão de motores vendidos no mercado nacional. Agora, a caminho da produção dos motores Euro 6, a fábrica de Guarulhos está passando por grande transformação, iniciativa considerada umdos marcos mais importantes destes 50 anos de história da companhia aqui. Para a produção dos novos motores já foram investidos R$ 170 milhões. Serão catorze novos robôs nas linhas de usinagem e montagem. Cinco entram em operação este ano e os outros nove em 2022. Aunidade também recebeu uma nova linha de pós-tratamento. O Euro 6 trouxe ainda nacionalização de componentes como o cabeçote do motor F 3.8, até então importado da China. Dessa forma a Cummins chegará a mais de 50% de conteúdo local nos seus motores. A Cummins espera encerrar este ano com produção de 45 mil a 47 mil motores, incremento de 50% ante 2020. Com relação a 2019, período pré-pandemia, quando a empresa iniciava processo mais vigoroso de retomada, a expansão será de 42%. Para 2022 a empresa projeta cresci- mento de 5% a 10% na produção de mo - tores. O índice exato dependerá da situa - ção da cadeia de fornecimento, segundo Adriano Rishi, seu presidente, que de toda maneira considera “muito positivo” esse avanço. NEW POWER Em meio às comemorações de seus primeiros 50 anos de Brasil a Cummins anunciou ainda a criação de uma nova unidade de negócios, a New Power, que já opera em outros mercados: oferecerá motores elétricos ou movidos a célula de hidrogênio – como o eletrolisador, capaz de gerar hidrogênio à base de água e ener - gia solar ou eólica. Também integram o cardápio de ofertas da nova unidade solu- ções de armazenamento e abastecimento

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