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72 Dezembro 2021 | AutoData MARCO » ANIVERSÁRIO caminhões médios, vans, equipamentos de construção, tratores e manuseio de materiais. Na célula de combustível a intenção é desenvolver componentes e motores para veículos movidos a hidrogênio, assim como os softwares que fazema integração do sistema. A geração de hidrogênio a partir dos eletrolisadores poderá atender a diver- sos segmentos industriais, assim como operações de veículos movidos a célula de combustível. Para isso a Cummins já dispõe de grande oferta desse equipa - mento, para produzir pequenas e grandes quantidades. A expectativa para os próximos anos é a de que os motores elétricos e a gás ganhem espaço gradativamente, a partir da maior demanda de alguns segmentos, como o de coleta de lixo e sucroalcoo- leiro: “As montadoras caminham para ter variadas opções de motorização em seus catálogos aqui no Brasil e nós já estamos oferecendo soluções de propulsão elé- trica para caminhões e ônibus de 6 a 26 toneladas”. Dentre as opções de diesel, gás, ele - tricidade e célula de combustível para mover os motores dos caminhões algu - mas tendências estão se desenhando no Brasil, segundo Rossi, como as entregas noturnas de e-commerce com veículos elétricos, que serão cada vez mais comuns para reduzir os ruídos. Na coleta de lixos os caminhões a gás devem predominar, com algumas empresas já produzindo seu próprio combustível a partir da biomassa coletada. De olho no crescimento da demanda por esses motores a Cummins anunciou a ampliação do seu portfólio, que contará com opções Euro 6 de 12 e 15 litros, para atender caminhões de 48 a 50 toneladas, principalmente no segmento sucroalco - oleiro, que podem gerar gás a partir da biomassa da cana de açúcar. Todo o trabalho da unidade NewPower está ligado à descarbonização, conside - rando que empresa busca ser neutra em carbono até 2050. de hidrogênio. Maurício Rossi, responsável pela New Power, disse que inicialmente 95% da oferta serão importadas, principal - mente dos Estados Unidos e de alguns países da Europa. No momento a empresa já possui al - gumas negociações em andamento e quer avançar com a nacionalização des- ses componentes, conforme a demanda crescer: “As primeiras unidades de eletrólise estão chegando e começarão a operar aqui no Brasil nos próximos meses. Tam - bémestamos conversando comempresas importantes do segmento de transporte sobre célula de hidrogênio. Trabalharemos para que os volumes avancem e para que seja possível nacionalizar alguns itens”. O pacote de eletrificação da New Po - wer inclui conjunto de baterias, sistema de controle e motores de tração que podem ser combinados, de acordo com o projeto de cada empresa. O foco inicial será em segmentos como ônibus urbano e escolar,

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