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57 AutoData | Junho 2022 Com o Mirai à frente, Toyota mostra na pista de testes de Sorocaba todas as opções de eletrificação já disponíveis. Ele o time de executivos e engenhei - ros da empresa planejaram uma extensa agenda de apresentações dos carros ele - trificados a diversos públicos ao longo das próximas semanas, incluindomembros do governo como assessores, secretários e ministros das pastas do Meio Ambiente, Minas e Energia e Economia, dentre outros. “Muitas dessas tecnologias que estamos demonstrando agora vão existir simulta - neamente. Dependendo da cidade ou re - gião onde esses veículos são usados, uma pode sermais adequada que outra. Por isso trouxemos todas as opções disponíveis, queremos discutir e escolher os melhores caminhos”, aponta Chang. Segundo Chang o objetivo é sensibili - zar e estimular o planejamento público e privado a escolher as rotas tecnológicas de descarbonização que o País precisa adotar. “Imagine que precisamos planejar o que vamos fazer daqui a cinco anos ou mais. Há vários caminhos e provavelmente vamos seguir pormais de um. Então preci - samos saber emque vamos investir e ter a segurança de que não haverá mudanças drásticas que iriam tornar inviáveis ou per - der os investimentos feitos.” DO HÍBRIDO FLEX AO PLUG-IN Chang evita dar pistas do planejamento de curto emédio prazos da Toyota no País, apenas diz ser natural pensar que no futuro todas as tecnologias demonstradas agora deverão estar disponíveis aqui também. Para começar pelomais básico, o executivo destaca que é preciso ganhar mais escala para nacionalizar o powertrain do Corolla e Corolla Cross híbridos flex já produzidos respectivamente em Indaiatuba e Soroca - ba, SP, commotorização, bateria e central de controle importadas do Japão. A versão flex do trem-de-força com motor bicombustível etanol-gasolina foi desenvolvida no Brasil. Abastecido com álcool, o carro emite menos CO2 do que um elétrico puro na Europa, porque cerca de 90% das emissões da queima de bio - combustível são reabsorvidas pela própria plantação de cana. Desde o lançamento do sedã, em2019, e do SUV, em 2021, mais de 40 mil mode - los híbridos flex foram vendidos. De 30% a 40% das vendas do Corolla e Corolla Cross no País são versões híbridas, equipadas com motor 1.8 e bateria de níquel-hidreto metálico de 1,3 kWh, recarregável exclusi - vamente pela motorização a combustão, para alimentar a tração elétrica em baixís - sima velocidade ou como força auxiliar em modo híbrido. O próximo passo natural desse proces - so, ainda não confirmado pela Toyota, seria introduzir no mercado local e produzir nas Fotos: Pedro Kutney

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