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58 Junho 2022 | AutoData TECNOLOGIA » ELETRIFICAÇÃO fábricas brasileiras versões híbridas plug - -in flex desses veículos, já que o motor a combustão usado é o mesmo 1.8 dos Co - rolla. A diferença para o híbrido fechado é que o modelo plug-in tem bateria de lítio com maior potência, de 3,8 kWh, por isso pode rodar em modo 100% elétrico de 40 a 70 quilômetros e tambémé recarregado na tomada – por oito a dez horas na rede doméstica de 110V/20A ou quatro horas em umwall box. O problema é que o powertrain híbrido plug-in é cerca de 35%mais caro do que o híbrido fechado e aToyota teme não alcan - çar volumes necessários para nacionalizar o projeto ou vender o produto com preço competitivo. Chang não nega nem con - firma que a introdução da tecnologia no País esteja próxima, apenas sorri bastante quando se fala no assunto. OPÇÕES 100% ELÉTRICAS Outra opção demonstrada é o SUV compacto Lexus UX300e, umBEV, Battery ElectricVehicle, cuja versão híbrida fechada UX300h já é vendida no Brasil. O modelo da marca de luxo da Toyota foi lançado há cerca de um ano na Europa – é a primeira aposta 100% elétrica da fabricante, que até então não tinha confiança na solução, mas foi vencida por tendências e legislações que empurraram todos os concorrentes para lançar BEVs em profusão nos mer - cados desenvolvidos. OLexus UX300e é umBEVde luxo, com desempenho esportivo, autonomia de até 300 km e equipado com baterias de lítio de 54 kWh, que são recarregadas em 30 horas na tomada 110V/20A, oito a dez horas no wall box ou em uma hora para receber 80% da carga nos poucos recarregadores rápidos instalados em pontos públicos. O carro bemque poderia ser importado ao Brasil já. É isento de imposto de importa - ção e tem credenciais para concorrer aqui com modelos elétricos Volvo, Audi, BMW ou Mercedes-Benz. Mas a Toyota é sem - pre mais cautelosa que os concorrentes e prefere esperar por demanda maior. ELETRICIDADE DO HIDROGÊNIO A fabricante também trouxe para de - monstrar no Brasil pela primeira vez sua mais sofisticada – e cara – opção de ele - trificação: o Mirai, um luxuoso sedã-cupê elétrico alimentado por células de combus - O Lexus UX300e: primeira aposta 100% elétrica da Toyota, ao lado de híbridos plug-in e flex.

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