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59 AutoData | Junho 2022 tível, uma espécie de gerador eletroquími - co que extrai eletricidade do hidrogênio, emitindo apenas vapor d’água no processo. OMirai é 100% tracionado por umpoten - te motor elétrico, mas o abastecimento é bemmais simples do que umBEV, encher o tanque comhidrogênio é quase tão rápido e conveniente quanto abastecer umcarro a combustão. Aautonomia tambémé similar ou até maior, chega a 600 quilômetros. Odesenvolvimento da propulsão elétri - ca com células de hidrogênio é antigo na Toyota, soma mais de duas décadas, mas só recentemente foi alcançada a viabilidade econômica, ainda que seja uma opção cara de eletrificação. O primeiro protótipo do Mirai no início da década passada custou mais de US$ 1,5 milhão, mas o custo caiu após o início da produção comercial no Japão, em2015, comapenas setecentas unidas no primeiro ano. Hoje o volume chega a 20 mil/ano. Nos Estados Unidos, com incentivos do Estado da Califórnia, o preço da versão de entrada é de US$ 55 mil, equivalente a modelos mais luxuosos naquelemercado. Embora no horizonte visível não existam planos de vender oMirai no Brasil, a Toyota trouxe uma unidade para experiências no País e instalou dentro da fábrica de Soro - caba uma estação de recarga abastecida pelaWhiteMartins, que envasa emcilindros em Vinhedo, SP, o hidrogênio produzido em outras unidades por meio de eletróli - se ou extraído de gás natural. Até agora a empresa só fornecia hidrogênio para fins industriais no País. Decidiu participar do projeto da Toyota para testar as potencia - lidades no campo veicular. Guilherme Ricchi, diretor de negócios da White Martins, explica que o País tem grande potencial para produção e uso de hidrogênio verde, como é classificado o gás extraído da água por meio de eletróli - se com uso de energia elétrica limpa. Isso porque a extração do gás de combustíveis fósseis com reformadores químicos gera emissões de CO2. “O Brasil reúne características e condi - ções para produzir hidrogênioverde em lar - ga escala, porque 80% da energia da rede vem de fontes renováveis, principalmente de hidrelétricas, sem contar o enorme po - tencial da geração eólica e solar que está só começando”. Outra fonte de hidrogênio é o etanol, do qual pode se extrair o gás com refor - ma química com baixa emissão de CO2 que pode ser integralmente reabsorvido pelas plantações de cana, assim como acontece na queima do biocombustível emmotores a combustão. Mais uma opor - tunidade para o Brasil embarcar nessa rota alternativa de eletrificação. O Corolla Cross híbrido flex: único powertrain eletrificado da Toyota disponível e produzido no Brasil até agora.

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