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73 AutoData | Julho 2022 Tiggo 8 e três híbridos leves de 48V, ou semi-híbridos, o sedã Arrizo 6 Pro Hybrid e os SUVs Tiggo 5x e 7 Pro Hybrid – os dois últimos já começaram a ser monta - dos na fábrica de Anápolis, GO, a partir de kits CKD que vêm da China comple- tamente desmontados. Todos os lançamentos se enquadram de alguma maneira em um ou mais des- contos tributários para veículos eletrifica- dos no Brasil, que segundo a empresa foram decisivos no planejamento que começou a ser desenhado em 2021. Carros 100% elétricos têm isenção total de imposto de importação – o que desin- centiva a produção no País –, enquanto híbridos, dependendo do conteúdo lo- cal adicionado aqui, pagam alíquota de apenas 2% a 4%, contra 35% aplicados sobre modelos importados com motor a combustão. Eletrificados também pa- gam menos IPI, de acordo com peso e eficiência energética, com pontos extras Divulgação/Caoa Chery momento certo. Temos de oferecer algo diferente ao consumidor, para que ele se sinta estimulado a financiar um veículo novo, ou se perde o embalo da empresa. Dobraremos nosso volume de vendas? Não. Mas nós acreditamos em cresci- mento, mesmo em momento de crise”. Correia assinala que, de forma con- servadora, a aposta para 2022 é a de crescer 20%, pelo menos. Para Márcio Alfonso, vice-presidente de operações da Caoa, é hora de sair um pouco na frente dos outros: “Em um momento em que todos estão relutantes, em dúvida, nós avançamos, de forma que a concorrência demore mais a nos alcançar”. MONTAGEM NACIONAL Os SUVs Tiggo 5x e 7 Pro Hybrid que já estão sendo montados em Anápolis chegam em julho ao mercado por R$ 170 mil e R$ 200 mil, respectivamente. Eles fazem parte do programa de investimen- tos de R$ 1,5 bilhão que o Grupo Caoa realiza em sua fábrica até o fim deste ano. A unidade recebe modernizações e no ano passado abriu o segundo turno de produção com a contratação de mais oitocentos empregados, que já somam 2,4 mil. Além dos dois SUVs eletrificados que já chegaram até 2023 o plano é que to- dos os veículos Caoa Chery produzidos em Anápolis tenham versões híbridas. Eles conviverão com os carros equipados unicamente com motores a combustão interna, que continuam em linha. Hoje são feitos ali os Tiggo 5x, 7 e 8, além de modelos Hyundai, os SUVs iX35 e New Tucson e os caminhões HR e HD80. Os híbridos flex da Caoa Chery mon- tados no País têm o mais leve grau de eletrificação possível, também podem ser chamados de semi-híbridos, pois não há tração puramente elétrica. A bateria de 48V que equipa o carro é suficien- te para alimentar apenas um pequeno impulsor elétrico que adiciona 10 cv ao motor turboflex, que fica com 160 cv. O sistema auxilia nas arrancadas, poupando acelerações bruscas, ou desliga o motor e de desconto no caso de híbridos flex, com motor a combustão bicombustível etanol-gasolina. Segundo o CEO do Grupo Caoa, Mau- ro Correia, o incentivo apoiou o plano já pré-estabelecido e ajuda a superar os riscos econômicos, como taxa de câmbio desfavorável e juros em alta, que tornam os produtos mais caros e desincentivam o consumo: “Pensamos, então: agora é o

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