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26 Setembro 2023 | AutoData ENERGIA » ALTERNATIVA ocupava muito espaço e faltou confiabilidade em sua utilização. Recentemente a Nissan retomou esta rota e testou, no Brasil, um furgão elétrico que tinha um reformador de etanol embarcado, que extraia hidrogênio para alimentar uma célula de combustível de óxido sólido, chamada de SOFC. Após comprovar a eficácia da tecnologia em dois ciclos de testes, em 2016 e 2017, rodando por ruas e estradas brasileiras com a van elétrica abastecida com etanol, o desenvolvimento do veículo não ganhou escala até agora, ainda que seja uma solução bastante interessante. HIDROGÊNIO DO ETANOL NA USP Após vinte anos de estudos acadêmicos e em incubadoras de empresas vinculadas à Escola Politécnica da USP, Universidade de São Paulo, foi lançada em agosto a primeira iniciativa no mundo para a produção de hidrogênio verde a partir do etanol. O governo do Estado, a universidade e a iniciativa privada estão juntos no projeto que desenvolve uma estação experimental de abastecimento de H2 extraído do biocombustível por meio de um reformador. A operação prática terá início no segundo semestre de 2024. O reformador foi desenvolvido e é fabricado pela brasileira Hytron, empresa formada por ex-alunos da Politécnica que, desde o período de formação acadêmica, trabalham no desenvolvimento da tecnologia. Este é o equipamento que converte etanol em hidrogênio por meio de processo químico chamado reforma a vapor, que é quando o biocombustível, submetido a temperaturas e pressões específicas, reage com a água dentro de um reator. “Estamos unindo a tecnologia brasileira pioneira da Hytron para demonstrar que o hidrogênio produzido do etanol possa ter um papel ainda mais relevante e de elevado impacto para a transição energética do País e do mundo”, afirma Daniel Lopes, diretor comercial da Hytron. A iniciativa privada está representada por diversas empresas no projeto, como a Marcopolo, que fornecerá um ônibus a hidrogênio para rodar no campus da USP, e a Toyota, que trouxe a última versão do seu Mirai Fuel Cell, já em produção comercial no Japão e vendidos também nos O Toyota Mirai na USP: primeiro carro elétrico com células de combustível a ser vendido comercialmente vai iniciar testes com hidrogênio produzido a partir do etanol. Divulgação/Shell

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