403-2023-09

28 Setembro 2023 | AutoData ENERGIA » ALTERNATIVA ENSAIOS Ao longo do funcionamento da estação experimental na USP os pesquisadores validarão os cálculos sobre as emissões de CO2 e custos do processo de produção de hidrogênio. Segundo Meneghini, do RCGI, a estimativa no momento é que o custo do hidrogênio extraído do etanol seja comparável ao custo do chamado hidrogênio cinza, retirado do gás natural no contexto da matriz energética brasileira. Já as emissões são comparáveis ao processo que realiza a eletrólise da água alimentada com energia elétrica proveniente de fonte eólica. Outro parceiro do projeto, o Instituto Senai de Inovação em Biossintéticos e Fibras, fará simulações computacionais para tornar o reformador de etanol mais eficiente, identificando oportunidades de aperfeiçoamento e aumentando a taxa de extração de hidrogênio renovável a partir do biocombustível. O hidrogênio produzido na estação abastecerá dois veículos elétricos: um ônibus e um carro. A Marcopolo cedeu o veículo que circulará exclusivamente no transporte de passageiros dentro da Cidade Universitária. Para testar o desempenho do hidrogênio do etanol a Toyota cedeu pelo período de um ano o Mirai, primeiro veículo a célula de combustível do mundo comercializado em larga escala, cujas baterias são carregadas a partir da reação química do hidrogênio com oxigênio. Rafael Chang, presidente da Toyota do Brasil, valorizou a vocação do Brasil com os biocombustíveis e o comprometimento da sua empresa com a descarbonização: “Fomos os primeiros a produzir no Brasil veículos híbridos flex. Entendemos o hidrogênio como uma fonte de energia limpa e renovável, que tem papel importante nos esforços para reduzir as emissões de CO2. A parceria neste projeto é o primeiro passo da empresa para testar o uso dessa nova tecnologia no País. Temos interesse e disposição para trabalhar em conjunto com o governo do Estado para tornar viável o transporte sustentável com uso do hidrogênio renovável a partir do etanol”. O governador Tarcísio de Freitas recebe da Marcopolo miniatura do ônibus elétrico a hidrogênio que vai circular na USP: estação de abastecimento com etanol. Divulgação/Shell

RkJQdWJsaXNoZXIy NjI0NzM=