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53 AutoData | Setembro 2023 Fotos: Divulgação/Empresas PRÊMIO AUTODATA 2023 » SISTEMISTA BorgWarner Marelli Randoncorp ZF Como parte de seu ciclo de investimento no período 2023-2025 a BorgWarner iniciou no segundo semestre deste ano a produção de sistemas de baterias para veículos comerciais elétricos na unidade de Piracicaba, SP, antiga Delphi, que teve um de seus prédios modernizado para iniciar a operação da Akasol, divisão da empresa especializada na fabricação de baterias que a companhia adquiriu em fevereiro de 2022. O primeiro cliente no Brasil é o ônibus elétrico eO500U da Mercedes-Benz. Piracicaba será a quarta fábrica da Akasol no mundo. Os três itens que serão feitos no País são o BMS, módulo de gerenciamento da bateria, o DCU, componente que recebe a energia vinda do carregador, e o Junction Box, caixa que integra todos os sistemas elétricos do veículo. Nesta primeira fase a capacidade será de 4 mil sistemas de baterias por ano. A partir do contrato para fornecer o painel de instrumentos, consoles centrais e outras partes do interior da nova picape Chevrolet Montana, produzida pela General Motors em São Caetano do Sul, SP, a Marelli decidiu abrir nova unidade produtiva de sua divisão Interior Experience, ainda sem sede no Brasil, na fábrica de Hortolândia, SP, onde já produz componentes de motor e eletrônicos há cerca de trinta anos. Com investimento de R$ 150 milhões a unidade já nasceu com um contrato robusto, com capacidade para atender até 180 mil veículos/ano, e outros três projetos engatilhados para começar ainda em 2023. Uma obra foi feita na fábrica, que teve seu prédio expandido para abrigar os 5,8 mil m² da nova divisão com linhas de injeção plástica, pintura e montagem. Oitenta profissionais foram contratados para atividades iniciais. Assim como sua controlada Fras-le, agora Frasle Mobility, o grupo Empresas Randon adotou novo nome: Randoncorp, identidade mais apropriada à atuação e à expansão internacional da companhia de 74 anos, que tem unidades em quatro continentes e negócios em 120 países. A multinacional brasileira emprega 17 mil trabalhadores e em 2022 somou faturamento de R$ 11,2 bilhões. No setor autopeças a companhia atua com a Frasle Mobility dedicada a peças de sistemas de frenagem, suspensão, transmissão e direção, e os componentes para veículos comerciais fabricados por Suspensys, Castertech e as jointventures Master, com a Cummins Meritor, e Jost Brasil, com a Jost Werke. Sua mais conhecida atividade é a fabricação de semirreboques, segmento no qual é uma das dez maiores do mundo, com a marca Randon. A ZF completou 65 anos no Brasil, primeira operação fora da Alemanha que inaugurou a internacionalização da empresa. Ao longo dos últimos quinze anos a empresa investiu R$ 1,2 bilhão no País, intensificando a produção local de diversos componentes e sistemas. Desde 2013 a ZF é a única do setor automotivo a produzir localmente módulos eletrônicos de segurança e nos últimos quatro anos as nacionalizações vêm se intensificando. Novas linhas da unidade de Limeira, SP, entraram em operação para produzir airbags laterais e cortina. Outra linha na mesma unidade começa a fazer, a partir de outubro, módulos do ESC, controle de estabilidade, que em 2024 passa a ser obrigatório em todos os carros vendidos no País. Com isto a ZF será a única a produzir localmente toda a parte eletrônica do sistema.

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