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54 Setembro 2023 | AutoData Fotos: Divulgação/Empresas PRÊMIO AUTODATA 2023 » FORNECEDOR DE PEÇAS, PARTES E COMPONENTES Bridgestone Grupo ABG Moura WEG A empresa fabricante de pneus adicionou, no início do segundo semestre de 2022, R$ 270 milhões ao investimento que aplicou na fábrica de Camaçari, BA, que passou assim a R$ 970 milhões no total. Segundo a Bridgestone o valor foi ampliado pela crescente demanda por pneus de alto desempenho. A segunda fase de expansão gerará 126 empregos adicionais na unidade baiana, que adotará novas tecnologias de produção aplicando conceitos da Indústria 4.0, incluindo tecnologias controladas por inteligência artificial e a aplicação de mais conhecimento e dados em ambiente digital. Inaugurada em 2006 a Bridgestone Camaçari emprega mais de 1,3 mil pessoas e produz pneus para veículos de passeio, caminhonetes e picapes para o mercado OEM, reposição e exportação. O Grupo ABG continua a ampliar suas operações e adquiriu a FBA, Fundição Brasileira de Alumínio, localizada em Tatuí, SP, criando a Neo Parts, nova divisão dedicada à produção de peças e componentes. A unidade nasce com portfólio de mais de uma centena de itens, como cabeçotes, cárter de óleo, tampa da válvula, tampa do cabeçote, suportes e flanges, caixas de direção. Ao mesmo tempo outra divisão do grupo, a Neo Rodas, anunciou a instalação de sua primeira fábrica fora do Brasil, na Região Metropolitana de Buenos Aires, Argentina, para produzir rodas de alumínio em parceria com uma empresa local. A expectativa é que o atendimento às montadoras locais seja iniciado em até dois anos, prazo para que a fábrica fique pronta, quando deve gerar trezentos empregos. A Moura está avançando no mercado nacional de baterias especiais EFB e AGM para veículos equipados com sistema start-stop. A empresa produz em Belo Jardim, PE, os dois tipos de acumuladores e desenvolveu tecnologia própria para as EFB, que têm desempenho similar e é mais barata do que as AGM. A Moura já detém 75% de participação no fornecimento de baterias para carros com start-stop no Brasil, porcentual acima dos 56% que a empresa domina do mercado total de baterias fornecidas diretamente às montadoras. A fabricante também vem se preparando para o aumento da demanda por eletrificação no País. Desde 2017 se envolveu no projeto do VW e-Delivery para produção e montagem de sistemas de baterias de lítio para o caminhão elétrico. Agora as negociações evoluem para o fornecimento a outros fabricantes nacionais de veículos. A WEG investirá R$ 100 milhões até 2024 para a expansão da sua capacidade de produção de packs de baterias de lítio no Brasil. A unidade de Jaraguá do Sul, SC, terá seu prédio atual expandido e na mesma área a empresa construirá uma fábrica para atender à demanda crescente do mercado de mobilidade elétrica e por sistemas de armazenamento de energia. A WEG já fornece o sistema de baterias e motores para os ônibus da Eletra. Outros veículos pesados já usam motor elétrico WEG, como o ônibus Attivi da Marcopolo e o VW e-Delivery. A empresa também começou a fornecer recarregadores para estes veículos, com estações que recarregam completamente as baterias de um ônibus elétrico em até três horas.

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