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58 Setembro 2023 | AutoData Fotos: Divulgação/Empresas PRÊMIO AUTODATA 2023 » INOVAÇÃO TECNOLÓGICA - FORNECEDOR Dow/Yak Goodyear Suspensys Schaeffler A startup fabricante de tratores elétricos Yak e a multinacional do setor químico Dow embarcaram em projeto para desenvolver módulos de bateria para veículos pesados. A ideia é, em um primeiro momento, empregar as baterias nos próprios tratores da Yak e, posteriormente, expandir a aplicação para empilhadeiras, carrinhos de golfe e até caminhões e ônibus. O desenvolvimento deverá se estender por dois anos com investimento em torno de R$ 2 milhões. A Yak deverá entrar com a parte do design dos módulos e a Dow com os silicones e com os testes em laboratório, a fim de assegurar que se trata de um produto seguro, eliminando o risco de explosão, por exemplo. As empresas estimam que os módulos de bateria desenvolvidos no País poderão ter custo de 10% a 15% menor se comparado ao dos packs de baterias hoje importados. Após mostrar um pneu produzido com 70% de material sustentável, que deverá chegar ao mercado ainda em 2023, a Goodyear apresentou um modelo que eleva para 90% o uso de insumos renováveis e com menor resistência ao rolamento. A intenção da companhia é, até 2030, introduzir o primeiro pneu 100% sustentável. Segundo a Goodyear são dezessete ingredientes no pneu com 90% do material sustentável, em doze diferentes componentes. Só de carbono são quatro tipos, produzidos a partir de matériasprimas como metano, dióxido de carbono, óleo vegetal e óleo de pirólise de pneus em fim de vida. O composto usa ainda, dentre outros materiais, óleo de soja, que reduz o uso de produtos à base de petróleo e é feito com o excedente da proteína de soja, aplicada em alimentos e ração animal. O primeiro semirreboque Randon Hybrid R, equipado com eixo elétrico e-Sys da Suspensys, também uma empresa do grupo Randoncorp, já foi entregue ao primeiro cliente no Brasil e está pronto para começar a operar. A carreta florestal, para transporte de toras de madeira, é equipada com sistema de tração elétrica auxiliar, que fornece potência extra à composição, principalmente nas subidas, e assim pode garantir economia de combustível de até 25%, dependendo da operação, segundo medições da empresa, e também reduz o desgaste de componentes. Nas frenagens e nos declives o sistema recupera energia para recarregar as baterias. A primeira carreta Hybrid R com o eixo elétrico e-Sys foi apresentada ao mercado em 2019, após dois anos de desenvolvimento, e este ano foi iniciada a produção comercial. O grupo Schaeffler desenvolveu tecnologia que possibilita a eliminação do motor de partida em carros com sistema start-stop, uma vez que o sistema de hibridização leve de 48 ou 12 volts permite que esta função seja realizada pelo alternador, que serve tanto para recarregar as baterias como para impulsionar o carro nas partidas e economizar combustível. Esta tecnologia híbrida permite a redução de até 3,8% nas emissões de CO2 e já pode ser instalada hoje em qualquer carro produzido no País. Ao utilizar só um gerador/ motor a solução reduz o peso do veículo e também diminui o custo de produção, justificando assim a adoção da tecnologia.

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