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64 Setembro 2023 | AutoData PRÊMIO AUTODATA 2023 » LANÇAMENTO - CAMINHÃO Iveco S-Way Mercedes-Benz Actros e Arocs Scania Plus Volkswagen Delivery Grande destaque da Iveco na última Fenatran o novo extrapesado da Iveco, produzido desde o começo de 2023 em Sete Lagoas, MG, consumiu três anos para ser desenvolvido. O modelo nasceu para representar a marca no mais disputado, volumoso e rentável segmento do mercado brasileiro, o de pesados, que representa cerca de metade das vendas de caminhões no País. O S-Way é equipado com o inédito motor FPT Cursor 13 Common Rail e-VGT produzido em Córdoba, Argentina, e chega com duas versões de potência: 470 cv e 540 cv, com transmissão ZF TraXon de segunda geração. A evolução resultante da adoção da motorização Euro 6 colocou fim à produção da linha de caminhões Axor. Seus dois substitutos são novas versões do Actros no segmento rodoviário e do Arocs fora-de-estrada, ambos produzidos em São Bernardo do Campo, SP. No caso do Actros foi criada opção mais simples e econômica, com cabine de teto baixo, que se candidata a aplicações de cegonha, transporte de bebidas e operações logísticas. Em janeiro a Mercedes-Benz iniciou a produção do Arocs 6×4, com versões e modelos que atenderão a implementos basculantes, plataforma e cavalo mecânico. Atendendo ao que identificou ser uma oportunidade de mercado em faixas de preços inferiores à sua linha Super, com motores Euro 6, a Scania ampliou seu portfólio com três caminhões que ocuparam a faixa de entrada, em gama batizada Plus. Na nova linha os modelos pesados R450 e R540 herdaram o motor antigo Euro 5, que recebeu sistema de pós-tratamento Euro 6, a caixa de câmbio Opticruise GRS905R e os diferenciais do portfólio antigo. Com essas alterações os preços ficaram de 6% a 7% inferiores aos da linha Super, que segue com as opções de 420 cv a 560 cv. A linha 2023 do VW Delivery chegou com mudanças no desenho da cabine e nas luzes de condução diurna, nas luzes de posição e nas lanternas em LED. Vendido em seis versões o pacote Prime inclui banco do motorista com suspensão a ar, bancos revestidos com couro sintético e ar-condicionado. Duas versões receberam mudanças específicas: a 11.180 entrega a maior capacidade de carga do seu segmento, com PBT de 10,8 mil kg. Esta versão também traz mudanças no freio para garantir a segurança com mais peso. Já a versão 9.180 tem PBT de 9,2 mil quilos, 625 a mais do que a configuração do ano anterior. Fotos: Divulgação/Empresas

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