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78 Setembro 2023 | AutoData INDÚSTRIA » ANIVERSÁRIO Depois de iniciar sua internacionalização pelo Brasil, em 1958, com sua primeira operação industrial fora do Japão, a Toyota passou os quarenta anos seguintes em conservador estado de hibernação por aqui, produzindo apenas um modelo em São Bernardo do Campo, SP, o rústico utilitário Bandeirante, enquanto se transformava na maior fabricante de veículos do mundo. A inércia só foi rompida nos anos 1990 com a abertura das fronteiras para importações e a forte expansão do mercado. Foi quando a Toyota começou a levar o País a sério e decidiu investir em uma segunda fábrica para produzir o seu campeão mundial de vendas, o sedã Corolla. Por Pedro Kutney Quando a Toyota levou o País a sério Há 25 anos a empresa inaugurou a fábrica de Indaiatuba para produzir o Corolla, seu campeão mundial de vendas No embalo do Regime Automotivo que, no fim do século passado, atraiu investimentos da ordem de US$ 20 bilhões de velhos e novos fabricantes de veículos para lançar produtos globais e construir uma dezena de novas fábricas, a Toyota foi uma oldcomer que se transformou em newcomer ao comprar, em 1996, o terreno de 1,5 milhão de m2 em Indaiatuba, SP, onde inaugurou, em setembro de 1998, a unidade que começou a produzir a sétima geração de seu Corolla após investimento inicial de US$ 150 milhões – um valor tímido diante dos aportes bilionários anunciados na época por outras montadoras. Divulgação/Toyota

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