406-2023-12

14 FROM THE TOP » ANTONIO FILOSA, STELLANTIS/JEEP Dezembro 2023 | AutoData Do programa de investimento de R$ 16 bilhões da Stellantis no Brasil de 2019 a 2025, que o senhor gastou tudo ou quase tudo antes de partir, após dezenas de lançamentos de novos produtos, na sua opinião, o que foi feito de melhor e o que foi mais desafiador? Acho que gastamos até um pouco mais. Agora Emanuele [Cappellano, novo CEO da Stellantis América do Sul] traçará os investimentos e aprovará um novo ciclo. Investimos em muitos lançamentos de produtos, serviços e até em marcas novas, como o relançamento da Abarth e da Ram na região, mas o feito mais interessante foi com a Fiat. Quando assumi [a presidência da FCA Latam, em 2018] a marca tinha o menor market share de sua história, baixou a menos de 13% no Brasil e na América do Sul estava em torno de 9%. Trabalhamos de forma muito consistente com o lançamento de tecnologias e produtos, assim fizemos um turnaround histórico para a Fiat, que estava muito depreciada e preocupava a todos com a ociosidade na fábrica. Hoje a capacidade de Betim está toda ocupada e a marca tem um reconhecimento incrível do mercado: por três anos seguidos a Strada é o modelo mais vendido do Brasil, a participação da Fiat no mercado brasileiro passou de 13% para 23% e de 9% para 15% no conjunto dos mercados sul-americanos. Também renovamos os modelos Jeep, lançamos o Commander e queremos fazer muito mais com a marca em 2024. Localizamos a Rampage [em Pernambuco], a primeira picape a Ram desenvolvida e industrializada fora dos Estados Unidos. Fizemos a nova fábrica de motores turbo em Divulgação/Stelantis

RkJQdWJsaXNoZXIy NjI0NzM=