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38 Dezembro 2023 | AutoData EVENTO » CONGRESSO AUTODATA TENDÊNCIAS E PERSPECTIVAS 2024 das linhas da Toyota em Sorocaba outro modelo híbrido, um compacto, fruto de investimento de R$ 1,7 bilhão anunciado em maio passado – segundo especulações o novo carro possivelmente será o Yaris Cross. Quem está próxima de anunciar “o maior ciclo de investimentos da história do Brasil” é a Stellantis, disse sem meias palavras Carlos Kitagawa, seu CFO, chefe financeiro, para a América do Sul. Kitagawa não cravou uma data exata para o anúncio mas deu a entender que será a partir de algum momento do ano que vem, pois as novas plataformas eletrificadas Bio Hybrid entram em produção já a partir de 2024 e fazem parte do novo ciclo. “A nossa região é muito significativa para a Stellantis no mundo e nós temos, sem dúvida, a crença de que continuaremos a investir muito forte aqui. Então, sim, estamos prestes a anunciar o maior investimento da indústria automotiva aqui do Brasil e isto será em breve, porque inclui nosso processo de descarbonização.” No caso da Volkswagen, que está no meio de um programa de investimento de R$ 7 bilhões de 2022 a 2026, segundo os sindicatos que representam os trabalhadores de suas fábricas em São Bernardo do Campo, São Carlos e Taubaté, SP, e São José dos Pinhais, PR, a empresa negociou com a matriz um ciclo adicional de € 1 bilhão a partir de 2026. Neste valor estariam incluídas plataformas eletrificadas e modelos híbridos flex. O CEO Ciro Possobom confirmou a produção dos híbridos flex, mas evitou falar em datas e cifras: argumentou ainda não ser a hora. Outro que esteve no Japão para conversar com a matriz foi Mauro Correia, da HPE, que fabrica sob licença modelos Mitsubishi em Catalão, GO. Dentro do planejamento está a produção de um híbrido e começar a exportar: “Fizemos pequenas exportações, mas queremos algo mais sólido. Temos uma vantagem do Brasil que é ter acordos bilaterais, então temos que ser mais competitivos do que outros países da Ásia”. GM DIZ QUE FICA Fábio Rua, da GM, logo na primeira pergunta que recebeu de AutoData no palco do Congresso, tratou de rechaçar as especulações que crescem em rodas de discussão de fornecedores, concessionários e concorrentes: “Não. A GM não vai sair do Brasil”. Ao contrário, garantiu o executivo, nos próximos meses a empresa deverá anunciar um novo plano de investimentos para o mercado local, que sucede ao ciclo de R$ 10 bilhões anunciado em 2019: “A GM completará 100 anos de Brasil em 2025. Temos compromisso com o futuro e com a descarbonização”. Rafael Chang, Toyota do Brasil Gonzalo Ibarzábal, Nissan do Brasil

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