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16 FROM THE TOP » JOÃO OLIVEIRA, JLR E ABEIFA Fevereiro 2024 | AutoData se estabilizar e voltar a crescer lá. Além destes países também dá para citar o México, que é uma prioridade nossa de crescimento. Como presidente da Abeifa, que concentra empresas importadoras e montadoras de automóveis premium, qual é a perspectiva para este ano no Brasil? Estamos acompanhando a evolução do mercado, precisamos ainda entender como impactarão os volumes as recentes mudanças no imposto de importação de híbridos e elétricos, que são muito importantes para as associadas da Abeifa, que respondem pela maioria das importações desse tipo de produto: então algum impacto deve vir por aí. Também acompanhamos o Mover [Programa Mobilidade Verde e Inovação], as regulamentações que virão a partir de agora, para entender qual o impacto potencial no setor de importados. De forma geral as marcas da Abeifa devem avançar bem durante este ano, até porque uma das nossas associadas é a BYD, que tem planos bem sólidos para o Brasil. Então eu acredito que os importados no Brasil devem crescer de 10% a 15% e as marcas da Abeifa acompanharão este desempenho. Em março comunicaremos as previsões da entidade. “ Sem dúvida o aumento do imposto de importação ajuda a trazer a produção de elétricos e híbridos para o Brasil.” as possibilidades: quando entendemos que uma peça tem volume para ter a nacionalização tornada viável conversamos com os fornecedores e tentamos fazer o projeto, mas depende muito de volume e do que essas fábricas conseguem produzir no Brasil com baixa escala. A operação industrial da JLR no Brasil produz dois modelos flex [bicombustível etanol-gasolina] exclusivamente para o mercado nacional. Essa tecnologia faz algum sentido nos planos globais da JLR? As versões flex gasolina são exclusivas para o mercado brasileiro, foi desenvolvimento feito para o Brasil, nenhum outro mercado da JLR no mundo vende esses produtos. Hoje não é uma trilha que está sendo explorada pela matriz, os programas estão muito focados em eletrificação. Como responsável pelas operações comerciais da JLR na América Latina e no Caribe qual sua expectativa de vendas de veículos premium nesses países? Existe uma diversidade muito grande de países na América Latina e eles sempre estão em momentos distintos. Alguns países estão indo muito bem, têm expectativa de bom crescimento este ano e para o futuro. No Caribe República Dominicana e Trinidad y Tobago estão se desenvolvendo bem. Na América Central temos bom desempenho em países como Guatemala, Costa Rica e Panamá. No Sul Chile e Colômbia estão se desenvolvendo bem, Paraguai é outro bom exemplo. A Argentina sempre foi um mercado grande para nós, mas está bastante comprimida nos últimos anos por causa das crises sucessivas. Ainda vai demorar um tempo para o mercado

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