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18 Fevereiro 2024 | AutoData MERCADO » VEÍCULOS LEVES Após três anos de mercado afetado pela pandemia de covid 19 e dos problemas decorrentes dela, especialmente a falta de componentes eletrônicos que provocou paralisação de linhas de produção e causou falta de veículos para atender a todos os pedidos, 2023 foi um ano sem tantos problemas de oferta, mais orientado pela demanda – ou a falta dela devido aos preços elevados com relação à renda da população e crédito escasso e caro, o que impediu aliviar as compras em suaves prestações. Neste cenário o que salvou o ano foi o programa de descontos patrocinado pelo governo – e vendeu mais quem aproveitou melhor Por Pedro Kutney Competição melhora mas Stellantis segue dominante Com menos problemas de produção e oferta, em 2023, vendeu mais quem soube aproveitar melhor o programa de descontos do governo Fiat Strada: terceiro ano de liderança de mercado. a curta duração de menos de dois meses do programa, em junho e julho, e seguiu dando descontos nos meses seguintes. Foi o que fez a Stellantis que, rápida no gatilho, no dia seguinte da publicação da medida provisória que criou o programa já tinha reduzido os preços de muitos Fiat e alguns Peugeot, Citroën e Jeep. Somando as quatro marcas a empresa utilizou R$ 280 milhões dos créditos tributários concedidos pelo governo para bancar os descontos, ou 35% dos R$ 650 milhões disponíveis. Como comparação o valor utilizado pela Stellantis é quase o triplo do que foi solicitado pela segunda colocada, a Volkswagen, que captou R$ 100 milhões, segundo dados Divulgação/Stellantis

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