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24 Março 2024 | AutoData MERCADO » CAMINHÕES Por Soraia Abreu Pedrozo Após tombo Euro 6 começa a vingar Primeiro ano da tecnologia enfrentou resistência, principalmente por causa dos preços elevados e do crédito caro e escasso, mas, em 2024, cresce a presença de caminhões com a nova motorização nas estradas A transição da motorização dos caminhões no ano passado, para atender à legislação brasileira de emissões para veículos pesados Proconve P8, resultou aumentos de preços de 15% a 30% em período de economia oscilante, principalmente nos meses iniciais de 2023 com juros e inflação nas alturas e avanço dos calotes, que dificultou o acesso às linhas de crédito, refletiu em forte retração das compras de veículos Euro 6. Dos 108 mil caminhões zero-quilômetro comercializados ao longo do ano passado, volume 14,7% abaixo ao de 2022, parcela de 45,3%, ou 48,9 mil veículos, estava equipada com motor Euro 5 que foram produzidos até o fim de 2022, segundo dados da Anfavea, entidade que reúne os fabricantes. Embora a venda de modelos Euro 5 pelas montadoras fosse permitida só até março os estoques das concessionárias foram suficientes para atender clientes em busca de preço menor por muitos meses à frente. Divulgação/Mercedes-Benz

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