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25 AutoData | Março 2024 E isto acontece até hoje: um ano depois que as montadoras pararam de faturar às concessionárias os caminhões com a motorização antiga, dos 19,7 mil emplacamentos registrados de 1º de janeiro a 11 de março, 5,8%, ou 1,1 mil unidades ainda são modelos Euro 5. Eduardo Freitas, um dos vice-presidentes da Anfavea e diretor de relações institucionais da Iveco América Latina, observa que o primeiro trimestre do ano passado foi atípico, permeado por antecipações de compras de transportadores buscando se proteger do aumento de preços. Tanto que, em janeiro, ainda havia redução de 21% nas vendas de caminhões na comparação com o mesmo mês de 2023, mas quando se examina os dados do primeiro bimestre, com relação a um ano antes, o recuo acumulado se reduz a 10% – “Mas se for comparado somente o resultado de fevereiro [2024 x 2023] já vemos que a curva está começando a apontar para cima”. No segundo mês de 2024 foram comercializados 8,4 mil caminhões, registro 1,9% superior às 8,2 mil unidades de janeiro e 3,3% maior do que as 8,1 mil unidades licenciadas em fevereiro de 2023. “Nossa expectativa é que a volta à normalidade ocorra no fechamento deste primeiro trimestre: já começamos a sentir a confirmação de que está havendo essa reversão”, assinala Freitas. A Anfavea trabalha com a projeção de que o mercado brasileiro encerre 2024 com 121 mil caminhões vendidos, incremento de 12% ante 2023. SÓ UM PONTO FORA DA CURVA Uma única fabricante vendeu apenas modelos Euro 6 no ano passado, e foi a mais nova delas no Brasil, a DAF, que ainda assim conseguiu ampliar as vendas em 22,8% sobre 2022, 8,8 mil caminhões, diante do mercado que encolheu 14,7%. O resultado manteve a marca do Grupo Paccar na sexta colocação do ranking de vendas do País, mas ampliou sua fatia de 5,4% para 8%. No segmento acima de 15 toneladas a DAF alcançou 3% de market share e, acima de 40 toneladas, 13,9%. Divulgação/Scania 108 19,7 Total Total 48,9 45,3% 5,8% 94,2% 59,1 1,1 18,6 Venda de caminhões por motorização Em milhares de unidades Euro 5 Euro 6 Euro 5 Euro 6 2023 2024 (jan a 11/mar) Fonte: Anfavea 54,7%

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