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46 Março 2024 | AutoData Logan, Sandero e Duster – de agora em diante cederá espaço para veículos de origem Renault, sensivelmente superiores em qualidade, tecnologia, segurança, desempenho e aparência. E tudo feito com raro protagonismo dos departamentos de engenharia e design instalados na subsidiária brasileira, que desenvolveu 90% do carro no País com tecnologias que estavam na prateleira da matriz, na França. “É o melhor produto que já fizemos na América Latina”, resume Antônio Fleischmann, vice-presidente da Renault Technology Americas. “Desenvolvemos aqui desde o projeto até a industrialização. O Kardian é uma grande conquista, um produto global desenvolvido sobre a plataforma RGMP, produzido primeiro no Brasil e depois também na Europa.” Segundo endossa Gondo só foi possível produzir o carro no Paraná com todas as mais modernas tecnologias globais embarcadas por causa da nova plataforma: “Com a antiga plataforma não conseguíamos fazer nada disso, nem instalar um sistema híbrido ou os treze ADAS [sigla em inglês para sistemas avançados de assistência ao motorista] que estamos colocando Kardian”. A plataforma RGMP é uma base multienergética que pode abrigar só motor a combustão ou powertrain híbrido e até mesmo 100% elétrico. No caso brasileiro a opção será pela oferta de carros com motor térmico flex com ou sem tração auxiliar elétrica. Mas o Kardian não será o primeiro Renault híbrido flex porque a tecnologia está em desenvolvimento para equipar, primeiro, o SUV médio que será lançado ano que vem, para acomodar melhor em nível superior do mercado o preço mais elevado que o uso da tecnologia híbrida impõe. MAIS RENTABILIDADE Em 2021, quando o recém-chegado CEO do Grupo Renault, Luca de Meo, lançou o plano Renaulution, sua primeira fase não por acaso foi denominada Resurrection, com o objetivo de estancar os prejuízos bilionários que a companhia vinha acumulando nos últimos anos. E o meio adotado para tanto foi trocar volumes por rentabilidade, com foco na venda de carros mais caros. Depois de voltar ao luA plataforma RGMP: flexibilidade para aumentar a diversidade e a rentabilidade da Renault no Brasil. RENAULT KARDIAN » O PLANO

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