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50 Março 2024 | AutoData o embarque de todas as tecnologias mais avançadas que o novo SUV oferece. Antonio Fleischmann, vice-presidente da Renault Technology Americas, conta que a equipe de desenvolvimento de produtos da região – que conta com 1 mil engenheiros, 80% deles no Brasil – começou a tocar o projeto do Kardian no fim de 2019: “Recebemos da França a nova plataforma e fizemos todas as validações de rodagem, segurança e emissões. Depois que o design foi congelado construímos a carroceria com arquitetura que possibilita a adoção das mais modernas tecnologias de segurança, os ADAS [sistemas avançados de assistência ao motorista], que estão na prateleira dos fornecedores do grupo no mundo. Assim desenvolvemos o melhor produto que já fizemos na América Latina”. De fato o pacote de sistemas de segurança ativa do Kardian é dos mais amplos da categoria, com o total de treze ADAS embarcados na versão topo de linha (veja quadro), incluindo controle de velocidade adaptativo ACC e frenagem automática de emergência AEB controlados por um radar na dianteira do carro. Também são de série em todas as versões o controle eletrônico de estabilidade ESP de última geração e seis airbags: dois frontais, dois laterais e dois laterais superiores tipo cortina. O projeto estrutural do Kardian também garante mais segurança e silencia aos ocupantes na cabine, segundo a Renault. O pavimento central do carro e as longarinas são estampados com aços de alta resistência, para manter a integridade da cabine em caso de colisão. As longarinas e berço da suspenção têm deformação programada e a coluna de direção é colapsável: tudo para absorver energia de impactos a até 64 km/h e proteger os ocupantes na eventualidade de um acidente. Segundo Fleischmann, com sua nova plataforma, o Kardian já foi projetado para atender a todas as normas brasileiras de controle de emissões, eficiência energética e segurança – incluindo as novas metas esperadas do Mover, o Programa Mobilidade Verde e Inovação. Com quatro configurações de distância entre-eixos, de 2m60 a 2m 95, e três verões de traseira, média, longa e extralonga, esta mesma plataforma será utilizada para construir vários outros modelos Renault, inclusive para o próximo SUV médio a ser lançado no começo de 2025, que deverá abrigar o primeiro sistema de tração híbrido flex da Renault. Esta é outra vantagem: a RGMP é multienergética, pode receber powertrain a combustão ou híbrido. O POWERTRAIN O Kardian faz a estreia do primeiro motor turboflex com injeção direta de combustível produzido no Brasil pela Horse, divisão da Renault criada no ano passado focada no desenvolvimento de motores a combustão e sistemas híbridos: “É um motor três- -cilindros cheio de vitalidade, um objeto RENAULT KARDIAN » O PRODUTO

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