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51 AutoData | Março 2024 tecnológico que conjuga potência, resistência e economia”, afirma Jean-François Garcia, diretor de desempenho de produto. Com três cilindros o novo 1.0 TCe tem bem dispostos 125 cavalos e 220 Nm de torque máximo. O motor começou a ser produzido no complexo de São José dos Pinhais, PR, é baseado no 1.3 TCe, desenvolvido em conjunto com a Mercedes-Benz, que a Renault já utiliza aqui, desde 2022, importado da Espanha, para equipar Duster, Oroch e o finado Captur. Já está decidido que este propulsor também será nacionalizado pela Horse na fábrica do Paraná, até o ano que vem, para equipar outros veículos da marca, como o já prometido SUV médio a ser lançado em 2025. Segundo representantes da Horse o Brasil abriga um dos três centros de desenvolvimento da empresa – ou outros dois são na Espanha e na Romênia – e aqui foram consumidas 170 mil horas para desenvolver o novo motor 1.0 TCe turboflex, além de outras 10 mil horas de ensaios de validação e homologação. O powertrain é completado por um moderno câmbio EDC, automático de seis marchas e dupla embreagem úmida, mais eficiente e durável do que a seca, garantem os engenheiros da Horse. Para favorecer a economia em uso urbano o conjunto também é equipado com sistema start-stop, que desliga automaticamente o motor nas paradas do trânsito e religa automaticamente quando se tira o pé do freio. Graças ao start-stop, conforme medições já feitas pelo Inmetro, o Kardian tem o melhor consumo urbano dentre os SUVs compactos de sua categoria: 13,1 km/l com gasolina e 9 km/l com etanol. Já na estrada o desempenho é minimamente pior: 13,9 km/l com gasolina e 9,7 km/l com etanol. Mas na média o carro tem a melhor eficiência energética, com gasto energético de 1,59 MJ/km, menos do que os dois principais concorrentes também equipados com motores 1.0 turboflex, Fiat Pulse que gasta 1,64 MJ/km e o Volkswagen Nivus com 1,68 MJ/km. A Renault garante que, no Brasil, o Kardian será vendido exclusivamente com o Os treze ADAS do Kardian 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 Controle de velocidade adaptativo (ACC) com aceleração e frenagem automáticas controladas por radar de 30 km/h a 160 km/h Alerta de colisão frontal (FCW) com aviso sonoro e visual Frenagem automática de emergência (AEB) em caso de não reação ao alerta de colisão Alerta de distância segura (DW) funciona quando o ACC está desligado Alerta de ponto cego (BSW) com luz de LED piscando nos retrovisores quando um veículo se encontra fora do campo de visão Controlador de velocidade para manter o carro na velocidade programada pelo motorista Limitador de velocidade para limitar a velocidade escolhida pelo condutor Assistente de partida em rampa (HSA) mantém freios acionados por 2 segundos com desnível superior a 3% Câmera multiview 360 graus com imagens na tela da central multimídia mostrando todo o entorno do carro Câmara de estacionamento traseira Sensor de estacionamento traseiro com alerta sonoro Sensor de estacionamento frontal com alerta sonoro Sensor crepuscular para acender automaticamente os faróis

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