408-2024-03

64 Março 2024 | AutoData nosso melhor startup de produção da história da fábrica, sem erros”. LINHAS PRODUTIVAS A chegada da nova plataforma RGMP imprimiu sinais visíveis de evolução em quase todos as etapas produtivas da fábrica de automóveis, chamada internamente de CVP, Curitiba Veículos de Passeio, que hoje opera com 2,7 mil empregados em dois turnos, produzindo 45 unidades por hora – ainda abaixo da capacidade de 60/ hora – de três plataformas que dão origem a cinco modelos: Kwid, Duster, Stepway, Logan [os dois últimos quase não são mais vistos na linha] e, agora, também o Kardian. Todos dividem duas linhas de funilaria, na soldagem das carrocerias, e uma só linha de pintura e montagem final. O Kardian acelerou a digitalização da fábrica. No conceito de indústria 4.0 as linhas operam em paralelo no metaverso, em gêmeo virtual, assim é possível acompanhar cada processo em tempo real pelos computadores dos diretores de manufatura. Os líderes e chefes de produção abastecem o sistema com informações inseridas em 250 tablets, que eliminaram 2 milhões de folhas de papel e reduziram em cerca de uma hora e meio o tempo gasto no preenchimento de relatórios. A fábrica virtual gera cerca de 1 bilhão de dados por dia para o Google, que são utilizados para aumentar a eficiência dos processos fabris. Na estamparia – único setor que opera em três turnos para abastecer quatro fábricas da Renault na América do Sul, incluindo a CVP, CVC [Cutitiba Veículos Comerciais], Argentina e Colômbia – trabalham 167 pessoas que operam uma linha de corte de chapas de aço e quatro prensas, três automáticas e uma manual. Ao todo o setor administra cerca de setecentas ferramentas para estampar as partes de sete veículos produzidos na América Latina e foram adicionados ao longo do último ano 53 novos estampos para fabricar o Kardian – todos importados da China e Coreia. RENAULT KARDIAN » A PRODUÇÃO

RkJQdWJsaXNoZXIy NjI0NzM=