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94 Março 2024 | AutoData LANÇAMENTO » BYD PEQUENO NOTÁVEL Apesar do nome o Dolphin Mini tem porte superior ao dos demais compactos do mercado, como Fiat Mobi e Renault Kwid. Seu entre-eixo tem 2m50, 8 cm acima do Kwid E-Tech, o que garante pouco mais espaço para as pernas de quem vai atrás. Com 1m71 de largura e 3m78 de comprimento é apenas 34,5 cm menor do que o Dolphin. O porta-malas é pequeno, de 230 litros, mas ainda assim maior que o do Mobi. No banco de trás – forçando a amizade como é comum em carros deste tamanho no Brasil – até cabem cinco pessoas, mas como só há dois cintos de segurança e dois encostos de cabeça o carro foi homologado para quatro ocupantes. “Estamos estudando uma versão com cinco lugares. Depende de homologação e de conseguir manter o conforto para os passageiros traseiros”, diz o diretor Antunes. “Na China só existem opções de quatro lugares. Seria uma configuração inédita.” Internamente o Dolphin Mini oferece bom pacote tecnológico. Como já é marca registrada dos carros da BYD o compacto também tem fixado no centro do painel uma grande tela flutuante de 10 polegadas da central multimídia, com rotação elétrica de 90 graus, para ser posicionada na vertical ou horizontal. O carro tem conexão 4G e armazenamento de dados em nuvem. O quadro de instrumentos está concentrado em uma tela LCD de 7 polegadas bem atrás do volante. Há ainda carregador do smartphone sem fio, por indução, e ajuste elétrico do banco do motorista. Montado sobre a mesma plataforma do Dolphin o compacto também tem bom pacote de segurança, com seis airbags e sistemas de auxílio à condução como assistente de partida em rampa, controle de velocidade de cruzeiro, além de câmara de ré automática. O Dolphin Mini também vem equipado com freios ABS regenerativos a disco nas quatro rodas e controle eletrônico de estabilidade e tração. O motor elétrico do Dolphin Mini tem potência de 75 cv e torque máximo de 135 Nm. Segundo a BYD o modelo acelera de 0 a 100 km/h em 14,9 segundos e chega à velocidade máxima de 130 km/h. A autonomia da bateria de 38 kWh, segundo medição do Inmetro, é de 280 quilômetros. O carro pode ser recarregado em qualquer tomada comum, garante a empresa, que também promete a maior eficiência energética do País, superando o Dolphin: segundo a BYD o Dolphin Mini tem consumo energético de apenas 0,41 MJ/ km, o equivalente ao consumo 70 km/litro de um veículo movido a gasolina. META OUSADA DE VENDAS Com o híbrido plug-in Song Plus e agora oito modelos 100% elétricos já à venda no País – somando Dolphin Mini, Dolphin, Dolphin Plus, Seal, Yuan Plus, Han e Tan, além do D1 exclusivo para motoristas de aplicativo – a BYD planeja diversificar ainda mais seu portfólio e lançar mais modelos. Neste que deverá ser seu último ano atuando no Brasil apenas como importadora a BYD projeta vender 120 mil unidades, segundo o diretor de vendas Henrique Antunes: “Nossa meta é alcançar 5% de participação ainda em 2024”. Para se ter ideia de grandeza o nível de 120 mil unidades foi o volume comercializado por Jeep e Renault no ano passado. E o número pode crescer ainda mais com a nacionalização já prometida de Song Plus, Dolphin, Dolphin Mini e Yuan Plus.

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