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42 Dezembro 2024 | AutoData INDÚSTRIA » PLANO ESTRATÉGIA DE MARATONA O Brasil tornou-se a bola da vez da GWM, que adota, por aqui, estratégia diferente de sua compatriota BYD, com passos mais cautelosos, como justifica Shi fazendo analogia com as competições de atletismo: “Não estamos em uma corrida de 100 metros, mas em uma maratona”. Ao contrário da BYD – que aposta em ganhar mercado rápido com investimento agressivo em marketing, mais de uma dezena de lançamentos, formação elevada de estoques e descontos vistosos de preços – a GWM optou por passos mais lentos e seguros: desde 2023 lançou no mercado brasileiro apenas dois produtos, o Haval H6 em quatro versões híbridas e o elétrico Ora 03, e desde que tomou posse da fábrica de Iracemápolis, em janeiro de 2022, já adiou pelo menos quatro vezes o início da produção, além de mudar de ideia sobre o primeiro produto a ser montado aqui. A diferença de planos das duas chinesas aparece no desempenho: de janeiro a novembro as vendas da GWM somaram pouco mais de 26 mil unidades – à frente de marcas tradicionais como Peugeot e Mitsubishi – e a projeção é encerrar 2024 com algo em torno de 28 mil emplacamentos. Nos mesmos onze meses a BYD emplacou 66,7 mil unidades, consolidando- -se na décima posição do ranking nacional. Shi defende o modelo da GWM e diz que os planos para o Brasil são de estabilidade e longo prazo: “Não queremos um gráfico de sobe e desce nas vendas, buscamos algo mais estável. Não gosto de apostas altas, é um tipo de tática que pode provocar danos à marca e ao consumidor”. Para 2025 a GWM projeta crescer moderadamente, de 10% a 15%, somando cerca de 30 mil unidades, com a diferença de que parte já será made in Brazil. A elevação do imposto de importação sobre veículos elétricos e híbridos é uma das razões para a empresa tirar o pé. Mas Shi não reclama: “Aumentar imposto de importação é algo natural. A indústria quer se proteger, quem produz precisa se defender de quem está só vendendo, sem contribuir com geração de empregos. Então subir o imposto é normal para que não haja uma invasão”. PRODUÇÃO E MAIS NACIONALIZAÇÃO Os primeiros Haval H6 deverão entrar em pré-montagem em Iracemápolis em maio, com a maioria das partes importadas em kits CKD da China. Em paralelo O Haval H6: testes de montagem em Iracemápolis começam no primeiro semestre de 2025.

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