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16 FROM THE TOP » ARCÉLIO JÚNIOR, FENABRAVE Abril 2025 | AutoData O novo sistema tem grande potencial de impulsionar o crédito no nosso setor, ajudará na aprovação e também na redução do spread bancário. O porcentual ainda não posso falar porque o programa está sendo adotado gradualmente: existem alguns Detran que estão mais avançados, outros não, ainda estão preparando seus sistemas de TI, alguns cartórios têm dificuldades, os bancos também começaram a adequar recentemente os contratos baseados na nova legislação. Então acredito que ainda teremos mais seis a oito meses, até o fim do ano, para ter o Marco Legal funcionando a pleno vapor. Nos primeiros meses de 2025 as vendas diretas cresceram mais do que as vendas de varejo. Por que isso acontece? O correto é falar em faturamento direto [da montadora ao cliente final], que inclui, além de locadoras, também os PcDs [pessoas com deficiência], taxistas, produtores rurais, que compram assim para aproveitar o benefício fiscal que recebem. Eles não vão na fábrica comprar o carro diretamente, vão numa concessionária fazer o pedido e o fabricante faz o faturamento [no nome do cliente]. Então uma parte importante desse faturamento direto está sendo feito dentro das concessionárias. Mas após a reforma tributária, teoricamente, este instrumento perderá sentido. O preço médio de um automóvel hoje no Brasil é de R$ 138 mil. É possível fazer o mercado crescer com preços tão altos? Reconhecemos que R$ 138 mil é um valor alto para a renda do brasileiro. Acredito que é importante trabalharmos junto com Anfavea [associação dos “ Eu nunca ouvi um concessionário brasileiro falar que começou uma venda on-line e terminou on-line. Hoje o consumidor começa a busca no computador, faz a pesquisa, depois ele entra em contato com o vendedor, na maioria das vezes pelo próprio celular.” fabricantes], Sindipeças [que reúne dos fornecedores de autopeças] e governos federal e estaduais em um projeto para ter um carro mais acessível. O presidente Andreta, meu antecessor, trabalhou dias e dias nisto. A Fenabrave participou da elaboração da MP 1 175 [que, em 2023, criou por curto prazo descontos patrocinados pelo governo para a compra de veículos]. A MP 1 175 mostrou que com a redução de preço se aumenta a venda de veículos. Qual a sua opinião sobre o mercado de veículos elétricos e híbridos no Brasil atualmente? Os concessionários do país estão preparados para esta evolução? Com certeza. Inclusive a Fenabrave tem como associadas, há algum tempo, a AssoBYD e a AssoGWM. Nós acreditamos que o segmento elétrico terá o seu nicho aqui. No Brasil nós temos o etanol, que é bastante incentivado pelo governo federal e é uma alternativa de combustão de baixíssima emissão de carbono. Agora,

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