33 AutoData | Abril 2025 Barbosa, da MercedesBenz: crescimento com os urbanos em 2025. Carrer, da VWCO: mercado aproveita demanda represada. passado. Para os fabricantes os negócios em 2025 serão puxados principalmente pela venda os modelos urbanos, avalia o vice-presidente de vendas e marketing de ônibus da Mercedes-Benz do Brasil, Walter Barbosa: “O mercado de ônibus urbanos segue como o mais importante, tendo representado quase 40% do total vendido. É o que mais se destaca em função das renovações que ocorrem em diversas praças, motivadas por tarifa zero, subvenções e linhas de crédito. Em razão das verbas do PAC [Plano de Aceleração do Crescimento], totalizando R$ 4,4 bilhões, há diversas cidades investindo na ampliação e renovação de frotas urbanas.” O diretor de vendas da Volkswagen Caminhões e Ônibus, Jorge Carrer, concorda: “Será um bom ano para o segmento urbano, assim como tem acontecido desde o fim da pandemia de covid, de 2022 a 2023. Há mais iniciativas públicas para fomentar as renovações, mais operadores recebendo subsídios e linhas de crédito especiais para o setor, além de demanda represada dos anos anteriores”. O diretor comercial da Volvo Bus, Paulo Arabian, lembra que o mercado de ônibus se reergue desde 2022: “Durante a pandemia de covid houve severa redução do volume de passageiros transportados. Passado esse momento crítico o setor vem se recuperando. As prefeituras têm uma relação contratual que obriga os operadores a renovar regularmente a frota, que Divulgação/Mercedes-Benz Divulgação/VWCO ficou certo tempo sem atualização durante a pandemia”. A Marcopolo, que produz carrocerias e também ônibus completos, segue linha semelhante pelas palavras de seu diretor de operações comerciais e marketing, Ricardo Portolan: “Vemos potencial para seguir crescendo. A necessidade de renovação ficou represada na pandemia. Na nossa avaliação o mercado necessita de ao menos 25 mil novas unidades a cada ano”. CAMINHO DA ESCOLA FAVORECE Outro fator que acelerou o crescimento do segmento neste início de 2025 foi o programa Caminho da Escola, como consequência de licitações realizadas ainda em 2024: “De janeiro a março foram emplacadas 833 unidades pelo programa. Até o fim do ano nossa previsão é de cerca de 5 mil unidades, quase o dobro do volume do ano passado”, afirma Eduardo Freitas, vice-presidente da Anfavea e também diretor de relações institucionais da Iveco. Em 2024, de acordo com informações da entidade, foram entregues pouco mais de 2,6 mil ônibus por meio do programa, 25% a menos do que no ano anterior. “Nossas vendas têm sido puxadas principalmente pelo Caminho da Escola, pelos segmentos urbano e de fretamento”, afirma o vice-presidente da Iveco Bus América Latina, Danilo Fetzner. A montadora vem de um 2024 consistente, com 2,1 mil ônibus emplacados e crescimento de mais de
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