34 Abril 2025 | AutoData MERCADO » ÔNIBUS 260% sobre o ano anterior. O programa governamental também é importante para a Marcopolo: “Participamos com nossos ônibus Volare [com chassi próprio] e com as carrocerias Neobus fornecidas para a VWCO”, diz Portolan. ALTO PADRÃO PUXA RODOVIÁRIOS Durante 2024 a Fenabrave, que representa a rede de distribuidores franqueada pelos fabricantes, atribuiu parte da recuperação das vendas de ônibus ao transporte rodoviário de passageiros, em resposta ao alto custo das passagens aéreas. O segmento respondeu por 13,9% dos licenciamentos de ônibus no ano passado e a participação no primeiro trimestre de 2025 foi semelhante, 13,5%. “Para nós não tem a ver apenas com o preço das passagens aéreas mas com a exigência dos passageiros com relação à qualidade dos serviços, tecnologia e conforto”, observa o gerente de vendas de soluções de mobilidade da Scania, Gustavo Cecchetto. Portolan, da Marcopolo, concorda: “Este é um fenômeno relevante para nossa indústria. Foram 10 milhões de passageiros que migraram para os ônibus rodoviários. Há interesse dos viajantes por veículos com maior conforto e melhor nível de serviço. Esses usuários estão viajando em ônibus de dois pisos para fazer viagens de média e longa distâncias”. Arabian, da Volvo, reforça: “A busca por ônibus de alto padrão é uma tendência que deve prosseguir nas compras dos operadores. Esse movimento é favorecido também pelo câmbio, que encareceu as viagens aéreas internacionais, fazendo o turismo se voltar para destinos internos”. ELÉTRICO EMPACA NA RECARGA Apesar da expectativa criada sobre a eletrificação no transporte, que previa a incorporação em frotas urbanas de até 4 mil ônibus a bateria em 2024 ou 2025, o preço elevado dos veículos – cerca de três Arabian, da Volvo Bus: aposta na tendência de ônibus rodoviário de alto padrão. Divulgação/Iveco Divulgação/Volvo
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