36 Abril 2025 | AutoData MERCADO » ÔNIBUS conforme as necessidades específicas de cada garagem, mas as instalações ocorrem em ritmo lento, abaixo das necessidades: “Desde 2024 dezesseis garagens tiveram a solicitação de conexão atendida e outras catorze serão feitas ao longo de 2025”, afirma a Enel. GÁS É SOLUÇÃO No início de abril, quando comunicou a entrega de novo lote de 115 ônibus elétricos à cidade de São Paulo, a Prefeitura informou que a SPTrans avalia a possibilidade de incluir ônibus movidos a gás natural e biometano, em complemento ao processo de redução de emissões da frota, mas não informa quantidade de veículos ou prazo. A notícia anima a Scania, que domina a tecnologia e produz modelos a gás no País, inclusive os motores: “Ainda este ano deveremos ter ônibus a gás circulando na cidade de São Paulo”, afirma Gustavo Cecchetto. Ele recorda que a Prefeitura promoveu em março o seminário Mobilidade Sustentável: o Papel do Biometano na Descarbonização do Transporte Urbano. “O intuito do evento foi mesmo debater e colocar em pauta a adoção do gás nesse movimento de transição energética”, confirma o gerente da Scania. “Os ônibus a gás custam 20% a 30% mais do que os a diesel, mas apenas um terço dos elétricos. O custo operacional tem potencial para ser semelhante ao do diesel, utilizando gás natural ou biometano.” “Temos um projeto piloto rodando em Goiânia com um retorno muito positivo dos condutores e passageiros, pelo fato de emitir menos ruído e vibração. Alguns até pensam que estão num ônibus elétrico”, diz Cecchetto. “O motor não é uma adaptação, foi concebido para operar exclusivamente com gás. E tanto o bloco como o cabeçote são fundidos no Brasil.” No segundo semestre de 2025 a Scania também passará a produzir ônibus elétricos no Brasil. Cecchetto: Scania aproveita novo interesse nos ônibus urbanos a gás. Divulgação/Scania Divulgação/VWCO
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