BrazilAutomotiveGuide_2024

BRAZIL AUTOMTIVE GUIDE JAN 2024 | AUTODATA 137 BAG FABRICANTES INDEPENDENTES DE MOTORES PESADOS • INDEPENDENT HEAVY DUTY ENGINES MANUFACTURERS cooperativa parceira que tiveram seus motores convertidos de diesel para o novo motor MWM. Haverá redução da emissão de CO2 em 95%”. Adriano Rishi, presidente da Cummins, partilha do pensamento: “O que facilita a transição de tecnologia são os combustíveis de mais baixo carbono porque você já tem a infraestrutura e não fica dependente de uma nova, como estações de recarga”. Para ele até o fim da década deverá haver transformações importantes, com a descarbonização aparecendo em rotas múltiplas de tecnologia: “Mais de 90% da nossa matriz energética é limpa. Não faltam opções a serem exploradas”. Em sua avaliação o gás natural perdeu um pouco de espaço em 2023, embora ressalte que ainda é possível explorá-lo mais, assim como o etanol. Rishi contou que a companhia está investindo em tecnologia que utilizam hidrogênio verde. Por isto tem apostado em opções de células de hidrogênio. “Entendemos que, diferentemente dos carros de passeio, para as aplicações comerciais para cada nicho faz sentido um tipo de tecnologia em que é possível descarbonizar e ter competitividade de custo operacional.” A FPT Industrial aposta no gás no curto prazo ao entender que se trata da tecnologia disponível e a um custo viável, o que facilita o acesso de grandes frotas. Amauri Parizoto, seu diretor de vendas e mercado aberto, lembrou também que a empresa dispõe de parceria com a Universidade Federal de Itajubá, na qual são realizados estudos com motores a etanol, hidrogênio e biometano que, inclusive, pode ser gerado a partir de aterros sanitários. Projeto realizado desde 2022 com Unifei, Unesp, UFPA e Mahle Metal Leve para testar motor bicombustível com etanol, gás natural ou biometano, está em fase de simulações e calibrações na empresa e nas universidades parceiras. A expectativa é a de que até o fim de 2025 ele esteja pronto para ser usado em máquinas e veículos comerciais. A segunda aplicação será usar o novo motor em ônibus urbanos de 12 metros, fornecendo a energia necessária para carregar as baterias por meio do gás natural ou do etanol. 2024 POSITIVO É esperada reação nas vendas de motores a combustão de até 15% este ano, principalmente para caminhões, que deverão encerrar 2023 em queda de 20% e a produção de até 40%. “Fica fácil crescer depois desse tombo, mas ain- “Biomethane will be used by the trucks of a partner coop which had their engines converted from diesel to the new MWM engines. The reduction in CO2 emissions will be around 95%”. Mr. Adriano Rishi, president of Cummins, thinks likewise: “The factor making easy the transition in technology is that the infrastructure is already in place, so we don’t depend on identifying a new one, such as loading stations”. According to Mr. Rishi, until the end of the decade, we will witness important changes, with decarbonization showing up in multiple technology routes: “Over 90% of our energy matrix is clean. There are lots of options to be explored”. In his evaluation, natural gas lost some ground in 2023, even though it could be further explored, such as ethanol. Mr. Rishi says his company is investing in technology utilizing green hydrogen. For this, they are investing in options concerning hydrogen cells. “We understand that, unlike automobiles, in the case of commercial applications for each niche it makes sense a kind of technology where it is possible to decarbonize and at the same time to be competitive in terms of operational costs.” FTP believes in the potential of gas in the short term, for it is a technology already available at a reasonable cost, which makes access to large fleets viable. Mr. Amauri Parizoto, director for sales and open market, remarks that the company maintains a partnership with Universidade Federal de Itajubá, where they are conducting studies with engines powered by ethanol, hydrogen, and biomethane which can be generated from landfills. A project being developed since 2022 with Unifei, Unesp, UFPA, and Mahle Metal Leve to test biofuels with ethanol, natural gas or biomethane is currently in the stage of simulations and adjustments in the company and the universities involved. Expectations are that by the end of 2025, it will be ready for use in machines and commercial vehicles. The second application will be to use the new engine in 12-meter urban buses, supplying the energy needed to charge the batteries utilizing gas or ethanol. 2024 POSITIVE It is expected that sales of combustion engines will have a 15% growth this year, mainly

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