BrazilAutomotiveGuide_2024

BAG FABRICANTES DE CAMINHÕES • HEAVY DUTY TRUCK MANUFACTURERS BRAZIL AUTOMTIVE GUIDE JAN 2024 | AUTODATA 32 2023 é, certamente, um ano que os fabricantes de caminhões gostariam de ver sumindo pelo retrovisor. Foi um período importante para o segmento, que lançou suas novas versões com motor Euro 6 e preços reajustados de 15% a 30%. Este movimento abalou o mercado, que não caiu 15% ou 20% como espera-se numa transição da tecnologia de motores. O que se viu foi um verdadeiro tombo de quase 40%. O cenário contou com reveses adicionais, por causa da dificuldade em acessar o crédito e dos juros nas alturas, o que acabou redirecionando demanda para o segmento de usados. E mesmo com o programa do governo que ofereceu descontos para a compra de 0 KM o voo foi de galinha e o incentivo não surtiu muito efeito. O governo também se embolou ao criar regras não tão claras, dificultando o acesso de consumidores e empresas que queriam trocar de caminhão. Mesmo com os ajustes houve pouco tempo para usufruir dos benefícios. Um ano para ser olhado pelo retrovisor A year best observed by the rear mirror 2023 is by all means a year that manufacturers would like to watch disappear in the rear mirror. It was an important year for the segment, which introduced its new versions with engine Euro 6 and raised prices by 15% to 30%. This increase obviously shook the market, which did not fall through by 15% to 20% as one could expect in a transition in engine technology. What we witnessed was a major slump of almost 40%. The scenario also faced additional obstacles, given the credit access and high-interest rates, which had the effect of redirecting a sizeable portion of demand toward the used car segment. Despite the government program that offered discounts in the purchase of a brand new model, the effect was negligible. The government also failed to produce clear rules, putting hurdles in the access by consumers and companies that wanted to trade in their trucks. Even though adjustments were made there was not enough time for the The introduction of the Euro 6 coupled with the hardships of getting credit plus the sky-high interest rates caused demand for trucks to fall by a whopping 40% Introdução do Euro 6 somada a dificuldades de acesso ao crédito e juros nas alturas fizeram com que as demandas por caminhões despencassem quase 40%

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