BrazilAutomotiveGuide_2024

BAG FABRICANTES DE CAMINHÕES • HEAVY DUTY TRUCK MANUFACTURERS BRAZIL AUTOMTIVE GUIDE JAN 2024 | AUTODATA 33 O programa estabelecido em junho do ano passado pela MP 1 175 oferecia descontos de R$ 33,6 mil a R$ 99,4 mil a quem quisesse comprar um pesado novo, porém, em troca, pedia que um veículo antigo, com mais de vinte anos de uso, fosse levado à reciclagem. Criou-se uma situação irreal para o proprietário de um caminhão bastante usado, que não tinha recursos para comprar um 0 KM. Um mês depois, diante da baixa adesão à iniciativa, o MDIC, Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, flexibilizou as regras. Mas, ainda assim, o caminhão velhinho precisaria sair de circulação. Isso abriu espaço para um outro tipo de negócio, que a Octa, startup que faz a ponte de proprietários de veículos depreciados com desmanches legalizados, passou a oferecer: a venda de certificados que garantiam que um veículo acima de vinte anos tinha saído de circulação ao ser levado à reciclagem. Quando começou a engrenar, porém, o programa chegou ao fim, no início de outubro, apesar de o vice-presidente e ministro do MDIC, Geraldo Alckmin, ter indicado a intenção de estender seu prazo, o que não aconteceu. Do valor total de R$ 1 bilhão reservado para caminhões, ônibus e vans apenas R$ 320 milhões foram solicitados. Ou seja: R$ 680 milhões em vendas ficaram nos cofres da União. BALANÇO Dados da Anfavea mostram que, de janeiro a novembro, saíram das linhas de produção 92,3 mil caminhões, volume 37,4% abaixo do acumulado nos onze meses de 2022. A perspectiva era a de que, até o fim do ano, contabilizando o desempenho de dezembro, o porcentual de retração fosse mantido. Com relação às exportações nos onze primeiros meses foram embarcados 23,4 mil caminhões, volume 32,3% inferior no mesmo período em 2022. Quanto às vendas foram contabilizadas 97,7 mil unidades no período, recuo de 14,4% ante o acumulado de janeiro a novembro do ano anterior. O menor impacto com relação à produção se deve ao fato de que durante o primeiro semestre as vendas foram majoritariamente de unidades Euro 5. A entidade espera que 2023 encerre com 107,4 mil caminhões vendidos, queda de 15,2%. Márcio de Lima Leite, presidente da Anfavea, afirmou, no entanto, que no fim do ano o mercado estava voltando à normalidade, com demanda mais aquecida. Nem todas as montadoras arriscaram adjustments to take hold. The program established in June last year by MP 1 175 granted discounts of R$ 33.6 thousand to R$ 99.4 thousand to those willing to buy a new heavy truck; in turn, the program required that an older vehicle, with over 20 years in use, was taken to recycling. A rather unreal situation was created for those who owned a very old truck, and who had no resources to buy a brand-new truck. A month later, because of the very low adherence, the MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços) made the rule more flexible; even so, the old truck had to stop circulating. This provided room for another kind of business, which Octa, a startup that acts as a liaison between cheap vehicle owners and legal disposal outfits, offered: the sale of certificates that declared that a given vehicle, with more than 20 years of use, had been taken off circulation and eventually taken to recycling. But when the program was starting to pick up speed, it was cancelled, even though vice president and MDIC minister, Geraldo Alckmin, had previously indicated that the program could be extended. Out of the total R$ 1 billion that had been earmarked for trucks, buses, and vans only R$ 320 million were requested. The remaining R$ 680 million were left untouched in the Federal Government vaults. OVERVIEW Anfavea’s data show that from January through November, 92.3 thousand trucks left the assembly line, for a decrease of no less than 37.4% below 2022. Expectations were that this percentage would be maintained for the whole year. Concerning exports in the first 11 months of the year 23.4 thousand vehicles were shipped off, for a reduction of 32.3% over the same period in 2022. Concerning shipments, 97.7 thousand units were sold, for a 14.4% decrease for the first 11 months of both years. The lower impact compared to production is since sales were mainly of Euro 5 models. The entity believes that 2023 will close with 107.4 thousand trucks sold, a reduction of 15.2%. Mr. Márcio de Lima Leite, president of Anfavea, states however that by year-end the market was returning to normalcy, with demand picking up.

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