CAPÍTULO #3 PESQUISA SAE BRASIL CAMINHOS DA TECNOLOGIA NO AGRONEGÓCIO ESTRATÉGIA 39 Satisfação garantida? Aquela regra básica do comércio de que é preciso garantir a satisfação do cliente ou devolver o seu dinheiro parece que ainda não acontece com entusiasmo no mundo do agro. Pelo menos é o que demonstra o levantamento. Só 30% dos respondentes acham, por exemplo, que fabricantes e concessionárias têm compreensão total das suas necessidades. A maior parte, 61%, entende que a compreensão é apenas parcial. A pior imagem é a das operadoras de telecomunicações. A pesquisa revela: 42% do público acha que as operadoras não têm nenhuma compreensão das necessidades do campo e 52% apontam compreensão apenas parcial. No caso das telecomunicações, isso já era esperado em razão da demanda por ampliação nas redes transmissão para o meio rural. Mas para fabricantes e concessionárias, o dado é um alerta e revela que há muita oportunidade. Por que dois terços dos clientes estão apenas parcialmente satisfeitos? Onde estão as oportunidades? Até que ponto você acha que as entidades abaixo compreendem suas necessidades e preferências enquanto consumidor? (%) 61 30 9 61 30 9 52 6 42 Compreensão parcial de minhas necessidades e preferências Compreensão total de minhas necessidades e preferências Nenhuma compreensão de minhas necessidades e preferências Fabricantes Concessionárias Operadora de telecomunicações
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