Prêmio AutoData 2025 - Conheça os Finalistas

O Prêmio AutoData 2025 – Melhores do Setor Automotivo destaca 39 empresas, produtos e executivos que se sobressaíram no setor automotivo nos últimos doze meses. Em sua 26ª edição, a premiação é a mais tradicional e relevante do segmento, criada em 2000 para reconhecer publicamente os destaques do setor. Está dada a largada para a votação! Conheça os finalistas

2 Prêmio AutoData 2025 Melhores do Setor Automotivo O Prêmio AutoData, a primeira, mais importante e tradicional premiação do setor automotivo, chega neste ano à sua 26ª edição consecutiva. Criado em 2000, foi pioneiro no reconhecimento público do trabalho realizado pelas empresas, líderes setoriais e produtos que mais se destacaram na indústria automotiva brasileira. A edição deste ano traz aprimoramentos relevantes para homenagear as ações mais notáveis dos últimos 12 meses. Houve uma reformulação no regulamento, com o objetivo de elevar ainda mais a reputação do Prêmio AutoData e consolidá-lo como o reconhecimento empresarial mais cobiçado do setor automotivo no Brasil. O objetivo da AutoData com esta iniciativa é Ao longo dos últimos doze meses, 39 empresas, produtos e executivos se destacaram no cenário automotivo brasileiro. O Prêmio AutoData 2025 – Melhores do Setor Automotivo, cujo lançamento oficial ocorre agora com a distribuição deste caderno editorial, vai eleger os campeões NOVIDADE NAS CATEGORIAS A primeira grande mudança é a nova estrutura das categorias. Com a volta da categoria Powertrain, este ano são 11 categorias, cada uma com três ou quatro finalistas participando da rodada final: • Montadora de Automóveis e Comerciais Leves • Montadora de Veículos Comerciais • Fornecedores de Autopeças, Sistemas e Componentes • Fornecedor de Powertrain • Cadeia Automotiva Ampliada (incluindo serviços e matérias-primas) • Inovação Tecnológica e ESG (Montadoras e Fornecedores) • Exportador (Montadoras e Fornecedores) • Automóvel e Picapes • Veículos Comerciais de Carga • Veículos Comerciais de Passageiros • Personalidade do Ano (*) (*) A categoria Personalidade do Ano é especial e, neste ano, conta com cinco importantes executivos homenageados.

3 intensificar a competitividade da premiação, valorizar os cases participantes e, ao abrir oficialmente a votação aos leitores, ampliar a divulgação dos vencedores. Os finalistas de cada categoria estão detalhados neste caderno especial, elaborado pelo AutoData Work Studio e enviado por e-mail para nossa base de leitores. Também serão divulgados na edição deste mês da Revista AutoData e na Agência AutoData de Notícias. Cerimônia de premiação Os vencedores de cada categoria serão revelados em um evento presencial no dia 15 de outubro em São Paulo, numa grande festa em que também serão entregues os troféus do Prêmio AutoData 2025. Todas as empresas participantes receberão diplomas alusivos ao título de “Melhores do Setor Automotivo 2025”. O evento terá transmissão ao vivo aberta ao público pela AutoData TV no YouTube. Neste mesmo dia, um júri formado por representantes indicados pelas principais entidades empresariais do setor automotivo escolherá, entre os cases vencedores das categorias empresariais, aquela que será merecedora do título de “Empresa do Ano 2025”, cujo anúncio será feito ao final da cerimônia. Nas próximas páginas, você encontrará a descrição dos cases finalistas, que o orientarão em sua votação. PRÊMIO AUTODATA 2025 1) Os leitores acessam o hotsite especialmente criado para o Prêmio AutoData 2025 e escolhem seus vencedores. O prazo encerra-se dia 30 de setembro. 2) Os vencedores serão conhecidos em um evento especial no dia 15 de outubro. 3) A Personalidade do Ano 2025 também será revelada nesse evento. 4) A eleição da Empresa do Ano 2025 será realizada por um júri formado por representantes das principais entidades empresariais do setor automotivo, com o anúncio oficial do vencedor também acontecendo no evento do dia 15 de outubro. PASSO A PASSO PARA VOTAR: • Acesse o hotsite do Prêmio AutoData 2025 no site da AutoData (https://www.autodata.com.br/premio-autodata/). • Escolha os cases que mais lhe agradaram em cada categoria, deixando de fora aquele que considerar menos relevante. • Nas categorias com quatro participantes, vote em três. Nas categorias com três participantes, vote em duas. • Na categoria Personalidade do Ano, vote nos quatro candidatos que considerar mais importantes. Nas categorias de veículos, além das indicações dos jornalistas da AutoData, a votação contou também com a participação de jornalistas especialistas em produtos, especialmente convidados para conferir ainda mais credibilidade à indicação e eleição. COMO VOTAR A votação já está aberta e se estenderá até 30 de setembro. A eleição será realizada pelos leitores que utilizam os produtos editoriais da AutoData como fonte de informação. Apenas eles terão acesso ao hotsite de votação, especialmente preparado para receber os eleitores.

4 PRÊMIO AUTODATA 2025 MONTADORA DE AUTOMÓVEIS E COMERCIAIS LEVES Em um século de presença contínua, a companhia produziu cerca de 20 milhões de veículos no Brasil, criou milhares de empregos diretos e indiretos e contribuiu decisivamente para o desenvolvimento de polos industriais em estados como São Paulo, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Sua atuação teve papel estratégico em períodos-chave da economia nacional, atravessando crises, ciclos de crescimento e transformações tecnológicas. A GM continua liderando com uma agenda contínua de inovação: investindo em veículos mais conectados, sustentáveis e eficientes. A empresa está desenvolvendo carros cada vez mais inteligentes, com sistemas de propulsão customizados ao Brasil – incluindo híbridos flex-fuel inéditos e elétricos –, recursos autônomos, conectividade avançada com o OnStar e veículos definidos por software, transformando a experiência do consumidor. Com novos investimentos anunciados no Brasil até 2028, com foco em inovação, descarbonização e novas tecnologias, a GM vai diversificar suas áreas de negócios e lançar 10 modelos eletrificados nos próximos anos. Além disso, apresentará ao mercado cinco novos produtos ainda este ano, incluindo modelos inéditos com diferentes tecnologias. A empresa quer se posicionar como uma companhia de tecnologia, pronta para liderar a transformação do setor automotivo no Brasil, agora sob os pilares da eletrificação, conectividade e sustentabilidade. Pronta para o próximo século A General Motors tornou-se, em 2025, a primeira montadora a completar 100 anos de atividade industrial no Brasil — um marco raro na história empresarial do País. Desde que iniciou suas operações em 1925, com uma linha de montagem no bairro do Ipiranga, em São Paulo, a GM não apenas acompanhou, como ajudou a construir a trajetória da indústria automotiva brasileira. O Brasil é o terceiro maior mercado da Chevrolet no mundo e continua sendo prioridade para a GM globalmente. Nos últimos 100 anos, a GM sempre foi líder em inovação. Pioneira em conforto e segurança, foi a primeira a introduzir carros com tetos de aço, vidro laminado e suspensão mais confortável. Na década de 1960, abriu o primeiro centro de experimentação local para o desenvolvimento computacional de veículos, um marco tecnológico que ainda influencia a indústria local. A GM marca seu centenário no país anunciando planos ousados para o futuro, com investimentos, novos negócios e o lançamento de 10 modelos eletrificados Divulgação/GM

5 PRÊMIO AUTODATA 2025 MONTADORA DE AUTOMÓVEIS E COMERCIAIS LEVES uma experiência de condução mais sustentável, unindo performance e eficiência, mantendo a busca incansável da marca em oferecer o melhor custo- -benefício para os clientes. O novo motor T200 Hybrid equipa as versões Audace e Impetus do Fastback e do Pulse. A novidade reflete o compromisso por uma indústria automotiva mais sustentável através da combinação entre etanol e eletrificação, uma alternativa competitiva de transição para uma mobilidade de baixo carbono alinhada ao potencial da matriz energética no Brasil. Segundo a Stellantis, os novos híbridos já representam até metade das vendas de cada modelo. A expectativa da empresa é que Pulse e Fastback Hybrid sirvam como porta de entrada para milhares de brasileiros no universo da eletrificação automotiva. Pioneira nos híbridos Com os lançamentos do Fiat Pulse e Fastback T200 Hybrid, a Stellantis iniciou, em dezembro do ano passado, o ambicioso ciclo de renovação de produtos prometido para o Brasil, fruto do maior plano de investimentos da história da companhia no País: R$ 30 bilhões até 2030. Esses dois modelos híbridos marcam o primeiro passo da jornada de 40 lançamentos prometidos para o mercado brasileiro nos próximos anos, trazendo a eletrificação acessível para um novo público. Há quase quatro anos consecutivos na liderança do mercado brasileiro, a Fiat está acostumada a conduzir as grandes revoluções do setor automotivo nacional, oferecendo modelos sustentáveis e acessíveis ao longo da sua história. Foi assim com o 147, primeiro automóvel a etanol produzido em série no mundo, com o Uno, sendo o primeiro veículo popular do Brasil e com diversos outros modelos exitoso e exemplos de inovação que a marca apresentou ao consumidor brasileiro. O sucesso não foi diferente quando a marca resolveu entrar no segmento de SUVs: o Pulse, primeiro modelo lançado no país, ultrapassou 200 mil unidades produzidas, seguido pelo Fastback, lançado um ano depois, que já acumula mais de 150 mil unidades fabricadas no Polo Automotivo Stellantis de Betim. Assim, os dois SUVs, que são referência no mercado, foram escolhidos para estrear a tecnologia híbrida da Fiat. O sistema garante Stellantis apresenta Fastback e Pulse Hybrid para combinar performance, eficiência e custo-benefício e se consolidar como protagonista no futuro da mobilidade Divulgação/Fiat

6 PRÊMIO AUTODATA 2025 MONTADORA DE AUTOMÓVEIS E COMERCIAIS LEVES “A Toyota está presente no Brasil há 67 anos, investindo continuamente em tecnologia e inovação para oferecer as melhores soluções e atender às necessidades dos consumidores. Um exemplo desse comprometimento foi o pioneirismo no desenvolvimento da tecnologia híbrida flex full no país. Estamos muito satisfeitos em ampliar nossa produção local, exportar para toda a região e gerar e distribuir mais valor para a sociedade, em forma de empregos e desenvolvimento econômico”, afirma Evandro Maggio, presidente da Toyota do Brasil. Antes mesmo da chegada do Yaris Cross, os resultados não tardaram a surgir. Em 2024, a Toyota fabricou 17.015 veículos híbridos flex full no Brasil, representando 67,4% da produção nacional do segmento. A montadora também dominou as vendas de veículos com esta tecnologia, com 17.847 unidades comercializadas, o que equivale a 88% do mercado brasileiro. Desde 2019, quando iniciou a produção local do Corolla sedã híbrido flex full, e depois expandiu para o Corolla Cross em 2021, a Toyota acumulou mais de 90 mil veículos vendidos no país. A frota híbrida flex da marca evitou a emissão de cerca de 34 mil toneladas de CO2, segundo dados da empresa. No ano passado, a Toyota exportou 27,2 mil veículos híbridos flex full, que representaram 40% dos embarques para a América Latina e Caribe, reforçando o papel do Brasil como centro regional de produção. O protagonismo da Toyota Quando anunciou em 2024 um plano de investimentos de R$ 11,5 bilhões no país até 2030, a Toyota fez questão de frisar que esse aporte ampliaria a capacidade de produção de veículos e motores, com a introdução de novos modelos equipados com a inovadora e pioneira tecnologia híbrida flex da marca. O objetivo era consolidar as operações industriais da fabricante e manter seu protagonismo e liderança no país em eletrificação e exportações. Com R$ 5 bilhões já confirmados até 2026, incluindo a produção de um modelo específico para o mercado brasileiro, além do já confirmado início da produção do Yaris Cross, que chega em outubro, e que também será equipado com motorização híbrida flex full, a Toyota planejou seu futuro no mercado brasileiro em plena consonância com as diretrizes das políticas Nova Indústria Brasil e Mover, recentemente apresentadas pelo Governo Federal. Pioneira na introdução da tecnologia híbrida flex no Brasil, marca confirma novidades no portfólio Divulgação/Gerdau

7 PRÊMIO AUTODATA 2025 MONTADORA DE AUTOMÓVEIS E COMERCIAIS LEVES lançamentos –, com destaque para o desenvolvimento de produtos híbridos e elétricos, em linha com o plano global de descarbonização. A empresa investe permanentemente em mobilidade sustentável, conectividade e digitalização como tópicos estratégicos. Dentro da atual ofensiva, iniciada em 2024, já lançou cinco modelos: Novo T-Cross (o SUV mais vendido do Brasil), Nova Amarok, Novo Nivus, o Nivus GTS e o Tera, o mais novo ícone da Volkswagen. Lançamento mais importante da Volkswagen na região nos últimos tempos e mais um marco em nossa história, o Tera é um modelo 100% desenhado, desenvolvido e produzido no Brasil. A operação local demonstra solidez, visão de longo prazo e alinhamento com as tendências globais de mobilidade, além de contribuir diretamente para a balança comercial e o fortalecimento da cadeia automotiva nacional. Sempre gigante A Volkswagen reafirmou, em 2024, sua relevância estratégica para a indústria automotiva brasileira. Maior fabricante histórico de automóveis do Brasil, com 25,9 milhões de unidades, a empresa manteve-se entre as líderes em produção e vendas no País, com destaque para o Polo, que figurou com frequência entre os modelos mais vendidos do mercado. A marca cresceu 10,6% nas vendas no primeiro semestre de 2025, o dobro do restante do mercado. Para 2025, a Volkswagen do Brasil tem o objetivo de continuar crescendo acima do mercado. Também quer manter a liderança nos dois principais segmentos (SUVs e hatches) e almeja crescer no segmento de picapes, contando até com um produto inédito a ser produzido em São José dos Pinhais (PR). A fábrica de São Bernardo do Campo, em São Paulo, operou em alta capacidade, refletindo a forte demanda e a estabilidade industrial da marca. A operação brasileira é a terceira maior do mundo em volume de vendas para a marca, perdendo apenas para China e Alemanha. Nas exportações, a montadora ampliou sua presença na América Latina, consolidando o Brasil como base exportadora do grupo. Ampliou os volumes em 54% neste ano quando comparado com 2024. Em 2023, anunciou novos investimentos de R$ 20 bilhões na Região América do Sul até 2028, com foco na renovação do portfólio – serão 21 Volkswagen começa a colher os frutos do investimento de R$ 20 bilhões (até 2028) com novos produtos e já comemora ótimos resultados nas vendas Divulgação/VW

8 PRÊMIO AUTODATA 2025 MONTADORA DE VEÍCULOS COMERCIAIS em sua linha de produção. A Rede DAF, presente em 100% do território brasileiro e composta por 16 grupos econômicos, conta com 72 pontos de atendimento entre concessionárias e Lojas TRP. Os mais de 50 mil caminhões DAF que circulam pelo Brasil contam com um atendimento qualificado em todos os estados, sustentado por uma rede sólida e preparada para oferecer os melhores serviços e produtos. Os planos de crescimento da companhia refletem diretamente na abertura de novas unidades no Brasil para atender os clientes. Recentemente, a fabricante inaugurou três novas concessionárias: uma em São Paulo, outra na Bahia e a primeira unidade no Acre, que também atenderá clientes de Rondônia. DAF avança no Brasil com nova etapa de expansão Com 12 anos de atuação e mais de 50 mil veículos fabricados, a DAF iniciou um ciclo de investimentos a fim de expandir sua fábrica em Ponta Grossa (PR) e ampliar a presença no país. Com isso, a empresa consolida sua visão de futuro ao aumentar a capacidade produtiva, aperfeiçoar os serviços de pós-venda e estreitar a relação com frotistas de todo o país. O grande destaque é a inclusão de novos modelos ao portfólio DAF visando o crescimento no mercado nacional. O projeto visa modernizar a planta com tecnologia equivalente à da unidade belga da marca e expandir a produção para atender mercados latino-americanos. De origem holandesa e subsidiária do grupo norte-americano PACCAR, a DAF consolidou-se como um dos principais nomes no segmento desde sua chegada ao Brasil. Atualmente, o complexo da DAF em Ponta Grossa é a maior unidade fabril do grupo no mundo: são 68,8 mil m² de área construída, instalados em um terreno de 2,3 milhões de m² com 1.050 funcionários. Em 2024, a fábrica atingiu 40 mil veículos fabricados, sendo que parte desse volume foi exportada para Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru e Suriname. A expansão anunciada reforça a estratégia da DAF de consolidar sua presença no Brasil e na América do Sul, além de introduzir novos modelos Iniciativa consolida presença nacional e visa aumentar a capacidade produtiva, incluindo o desenvolvimento de novos modelos e fortalecimento da rede de concessionárias Divulgação/DAF

9 PRÊMIO AUTODATA 2025 MONTADORA DE VEÍCULOS COMERCIAIS cinco anos, onde houve renovação de portfólio, fortalecimento da rede de atendimento e atuação com foco total no cliente. A empresa construiu uma sólida base de conhecimento e presença, fazendo da América Latina um dos mercados mais relevantes para sua operação mundial. Entre os destaques do período está a liderança do modelo Daily chassi-cabine, com cerca de 40% de participação de mercado no segmento, e o desempenho do Iveco S-Way, que já figura entre os sete caminhões pesados mais vendidos de 2025. Entre janeiro e julho, os emplacamentos do S-Way cresceram 25% em comparação ao mesmo período do ano anterior A montadora dobrou sua participação de mercado no Brasil de 2020 para cá. Mas quer ir além. A Iveco está concluindo, em 2025, um ciclo de investimentos de R$ 1 bilhão em diversas frentes. Paralelamente, está destinando mais R$ 510 milhões para Pesquisa e Desenvolvimento até 2028, com o objetivo de oferecer tecnologias e inovações contínuas aos seus clientes. Um dos destaques é o portfólio Alternative Power, que inclui o eDaily (elétrico), o Tector NG e o S-Way NG, ambos movidos a gás natural e biometano. É a única montadora da América Latina a contar com um line-up completo (leves a pesados) de caminhões com propulsão alternativa. Novos rumos para a Iveco 2025 começou muito bem para a Iveco. No exato instante em que celebrava 50 anos de fundação, com os últimos 28 também presente no mercado brasileiro, a empresa se deu um belo presente de aniversário. Foi a marca full liner que mais cresceu em participação de mercado entre janeiro e julho de 2025, com alta de 21% nas vendas em comparação ao mesmo período de 2024. Nos pesados, que sofreu uma retração de 23% no período, a Iveco foi na contramão e avançou 25%. O crescimento conquistado na América Latina, especialmente no Brasil, foi resultado direto de decisões estratégicas tomadas nos últimos Celebrando 50 anos de fundação, a Iveco intensifica pesquisas com novos combustíveis e celebra o sucesso do pesado S-Way Divulgação/Iveco

10 PRÊMIO AUTODATA 2025 MONTADORA DE VEÍCULOS COMERCIAIS Sérgio Magalhães, Vice-Presidente Geral de Ônibus América Latina da Mercedes-Benz. Totalmente desenvolvido pela Mercedes-Benz do Brasil para a realidade do País e da América Latina, o ônibus elétrico já está credenciado pelo BNDES para financiamento via Finame. Cerca de 600 colaboradores da Empresa foram treinados e capacitados para a produção do chassi de ônibus elétrico. O veículo foi amplamente testado no Campo de Provas de Iracemápolis (SP), em vias urbanas, e também na Alemanha, onde contou com a expertise da Daimler Buses em ônibus elétricos. A nova estrutura permitirá atender à crescente demanda por mobilidade elétrica no País, alinhada às metas globais da marca para 2030. O projeto evidencia a visão estratégica da Mercedes-Benz em antecipar as transformações do mercado e consolidar sua liderança também na eletromobilidade. O elétrico da Mercedes No final de 2024, a Mercedes-Benz iniciou as obras de adaptação para produção de ônibus em sua fábrica de São Bernardo do Campo (SP), com foco na montagem de modelos elétricos. O valor do investimento não foi revelado, mas a iniciativa reforça o compromisso da empresa com a descarbonização e a modernização industrial no Brasil. Com tecnologia da Indústria 4.0, a fábrica teve sua capacidade produtiva ampliada em 15% e as operações logísticas internas, em 20%. A empresa já comercializou 200 unidades do modelo elétrico eO500U para o transporte coletivo de São Paulo, veículos com baterias modulares da Akasol, que garantem até 270 km de autonomia. Estas mesmas empresas pretendem adquirir um total de mais de 500 ônibus elétricos eO500U Mercedes-Benz. Além das primeiras entregas no Brasil, o Chile é o próximo país da região a receber uma unidade do eO500U para demonstração a clientes, gestores do transporte coletivo e parceiros. Esta ação é fruto de parceria com a Comercial Kaufmann, representante local da marca Mercedes-Benz, e com a encarroçadora Caio. Além de atender aos países da América Latina, o novo produto também será exportado para outros mercados, como a Oceania. “Este expressivo volume de ônibus elétricos reafirma a entrada da Empresa na era da eletromobilidade com veículos comerciais no País”, diz Investimentos realizados na planta de São Bernardo do Campo a tornam apta a produzir os primeiros ônibus elétricos da Mercedes-Benz do Brasil Divulgação/Mercedes-Benz

11 PRÊMIO AUTODATA 2025 MONTADORA DE VEÍCULOS COMERCIAIS cavalo-mecânico, além do chassis de ônibus VW Volksbus 15.190 OD. “No próximo ano, nossa marca completará 25 anos na Argentina, que é historicamente nosso destino de exportação mais importante na América do Sul. Hoje temos uma operação comercial bem-sucedida entre nossas empresas, com gestão compartilhada e uma rede de concessionários locais. Nada melhor do que comemorar este aniversário antecipadamente com um anúncio tão especial, que também reforçará nossa estratégia de internacionalização”, disse Roberto Cortes, presidente e CEO da VWCO. A iniciativa fortaleceu o papel do Brasil como plataforma exportadora de veículos pesados, com a engenharia nacional ganhando protagonismo ao abastecer mercados internacionais com soluções desenvolvidas localmente. Com investimento direcionado à produção de até 2,7 mil unidades por ano, a nova unidade gerou mais de 100 empregos diretos e indiretos na região e reativou cadeias produtivas locais, impulsionando o setor automotivo argentino com DNA brasileiro. Com presença consolidada na América Latina e ambições de expansão para África e Oriente Médio, a VWCO demonstrou, a partir desta iniciativa, visão de longo prazo ao integrar sua produção a uma estratégia global. Trata-se de um exemplo de política industrial inteligente, que transforma excedentes em oportunidades, projetando a força da indústria brasileira e reafirmando a vocação exportadora da marca no cenário mundial. VWCO na Argentina Com mais de 1,1 milhão de veículos produzidos em 42 anos de história, a Volkswagen Caminhões e Ônibus está presente em mais de 30 países da América Latina, África, Oriente Médio e Ásia. A empresa tem fábricas em Resende (RJ), no Brasil, e Querétaro, no México, além de parcerias em São Paulo (SP) para a produção dos motores MAN D08 e D26, e veículos em Pinetown, na África do Sul, e Manila, nas Filipinas. Sempre atenta às novas oportunidades de crescimento, a VWCO ampliou de forma estratégica sua presença internacional ao instalar, no final de 2023, uma linha de montagem em Córdoba, na Argentina, utilizando uma estrutura ociosa do Grupo Volkswagen naquele local. O principal objetivo foi abastecer o mercado local. A linha de montagem foi instalada em uma área exclusiva de 15 mil metros quadrados para os caminhões VW Delivery 9.170 e 11.180, VW Constellation 17.280 nas versões chassis-cabine e Nova linha de montagem da Volkswagen Caminhões e Ônibus amplia de forma estratégica a presença da montadora no mercado argentino Divulgação/VWCO

12 PRÊMIO AUTODATA 2025 FORNECEDORES DE AUTOPEÇAS, SISTEMAS E COMPONENTES consumo de combustível e de emissões, auxiliando as montadoras a atenderem às normas de emissões Proconve P-8. A estratégia da BorgWarner no Brasil acompanha a visão global da companhia, cujo portfólio é amplamente voltado à redução de emissões, correspondendo a 87% da receita global em 2023. No país, a empresa também está preparada para atender veículos comerciais eletrificados com sistemas de baterias montados na unidade de Piracicaba/SP. Dessa forma, meio século depois de sua chegada ao Brasil, a BorgWarner reafirma seu papel como agente da transição energética no setor automotivo. BorgWarner 50 anos no Brasil BorgWarner celebrou 50 anos de presença industrial no Brasil, consolidando-se como referência em tecnologias que impulsionam a eficiência e a descarbonização veicular. Desde 1975, a empresa produziu 8 milhões de turbocompressores, além de 6 milhões de embreagens viscosas e ventiladores, e outras 6 milhões de correntes de sincronismo. O coração das operações segue sendo o turbo, cuja produção nacional foi decisiva para viabilizar o primeiro motor turboflex no Brasil em 2015 — o 1.0 do Volkswagen Up!, depois adotado em quase toda a linha da marca. Com desenvolvimento e inovações que contribuíram para a eficiência e a sustentabilidade do setor automotivo nacional, como o pioneirismo na fabricação de turbocompressores para motores flex de baixa cilindrada, a BorgWarner é hoje a maior fabricante desse componente no Brasil e responsável por cerca de 50% dos turbos que equipam motores flex turbinados no país. Os principais clientes, atualmente, além da própria Volkswagen, são Fiat, Jeep, Citroën, Peugeot, Renault e Nissan. Para o segmento de pesados a empresa também inovou ao fabricar no país turbocompressores com a tecnologia ball bearing, que contribui para o aumento da eficiência da turbina e a redução do Empresa celebra os 50 anos no Brasil com importantes marcos. O mais expressivo foi o pioneirismo do turbocompressor para motores flex de baixa cilindrada. Divulgação/Scania

13 PRÊMIO AUTODATA 2025 FORNECEDORES DE AUTOPEÇAS, SISTEMAS E COMPONENTES operacional. Outro diferencial é a possibilidade de remanufatura do módulo eletrônico, o que reduz custos para frotistas e prolonga a vida útil dos componentes. Para viabilizar a produção local, a subsidiária brasileira investiu R$ 18 milhões em engenharia e estrutura fabril em Itupeva (SP), tornando-se a primeira unidade fora da Europa a fabricar o módulo. A linha de montagem já opera em dois turnos, com capacidade inicial de 35 mil unidades por ano e planos de expansão, incluindo exportações para toda a América Latina. Com mais de 800 colaboradores na planta de Itupeva, que também produz soluções para o mercado ferroviário de carga e passageiros, a expectativa é de que o novo sistema tenha impacto expressivo no mercado regional e global. Desenvolvido como plataforma global e adaptado à realidade brasileira, o iTEBS® X incorpora tecnologia de hardware e software específica para suspensões mecânicas, mistas e pneumáticas, predominantes na América Latina. O sistema oferece pacote de dados de reboques e semirreboques que pode ser integrado aos sistemas de telemetria existentes. Disponível em diversas OEMs, o iTEBS® X também está em negociação para retrofit, possibilitando que frotas mais antigas se beneficiem do aumento de segurança e eficiência proporcionado pela tecnologia Knorr-Bremse. Extra-pesados mais seguros Líder mundial em sistemas de frenagem e fornecedora de subsistemas para veículos ferroviários e comerciais, a Knorr-Bremse acumula mais de um século de história e está presente em mais de 30 países, oferecendo soluções inovadoras que garantem segurança, eficiência e sustentabilidade. Reconhecida por sua excelência tecnológica, a companhia de origem alemã mantém-se na vanguarda do desenvolvimento de sistemas de última geração, atendendo às mais rigorosas normas internacionais e moldando o futuro da mobilidade. Um exemplo recente dessa liderança tecnológica ocorreu no Brasil: com a obrigatoriedade do sistema de antitombamento para reboques e semirreboques, a Knorr-Bremse saiu à frente e nacionalizou o iTEBS® X, sistema de controle eletrônico de freios que redefine padrões de segurança, eficiência e sustentabilidade para o transporte pesado, reduzindo significativamente o risco de tombamento. O iTEBS® X reúne funcionalidades exclusivas, como controle de estabilidade (RSP/RSS), sistema antibloqueio de rodas (ABS) e monitoramento inteligente de pneus (iTPMS), elevando segurança e eficiência Knorr-Bremse nacionaliza a produção de um sistema eletrônico de frenagem e estabilidade para uso em carretas a fim de atender mudança na legislação brasileira Divulgação/Knorr-Bremse

14 PRÊMIO AUTODATA 2025 FORNECEDORES DE AUTOPEÇAS, SISTEMAS E COMPONENTES Latina, capaz de detectar variações no material em tempo real, elevando o padrão de qualidade e eficiência. No aspecto ambiental, o processo de lubrificação é inovador e livre de ácidos, tornando essa etapa da planta uma das poucas no mundo com essa tecnologia ambientalmente correta. A linha de fosfatização elimina o uso de ácido e reutiliza a água de enxágue em três etapas, minimizando o impacto ambiental e a geração de efluentes. A fábrica foi projetada para minimizar impacto sonoro, com estrutura pré-moldada, paredes reforçadas e telhas termoacústicas. Além de moderna, a unidade conta com ventilação e controle térmico eficientes, promovendo ambiente de trabalho saudável. Com essa expansão, a ZEN atenderá ainda melhor às demandas do mercado, fortalecendo sua atuação global como uma indústria responsável e conectada ao futuro. Ampliação na planta da ZEN A ZEN, empresa brasileira com sede em Brusque (SC), amplia sua planta industrial em 6 mil m², como parte de um ciclo de investimentos de R$ 150 milhões visando aumentar a eficiência produtiva e reforçar seu compromisso com inovação e sustentabilidade. A empresa está investindo em equipamentos modernos, como uma prensa horizontal de 1.200 toneladas e seis estágios, o que amplia sua capacidade produtiva. Essa ampliação reflete a transformação que vem ocorrendo na empresa. Nos últimos anos, a ZEN vem reposicionando sua marca para além da atuação tradicional. Fundada em 1960, a ZEN exporta para mais de 70 países e mantém unidades nos Estados Unidos, México, Panamá, Europa e China. No Brasil, além da fábrica em Santa Catarina, a empresa inaugurou recentemente um escritório comercial em São Paulo, como parte da estratégia de aproximação com clientes e mercados. A ZEN atua com forjamento e usinagem a frio, quente e morno. A empresa atende o mercado elétrico e mecânico com mais de 18 linhas de produtos voltados ao segmento de veículos leves, pesados, motocicletas, agrícolas e náuticos. Possui uma ampla gama de produtos destinados ao segmento OEM e IAM, como impulsores, polias, tensores, anéis ABS, relés de partida, induzidos, motores de partida, alternadores, correias, rolamentos, entre outros. A nova unidade conta com equipamentos de última geração, incluindo uma trefila de alta potência, uma das mais tecnológicas da América Nada menos do que 6 mil metros quadrados foram adicionados à fábrica sediada em Brusque, Santa Catarina Divulgação/ZEN

15 PRÊMIO AUTODATA 2025 FORNECEDOR DE POWERTRAIN veículos comerciais, tornando operações integralmente renováveis. A marca também lançou o Repower FPT, que permite a substituição de motores a diesel por versões a gás, no padrão Euro 6, e iniciou a produção local dos motores movidos a gás N60 NG, N67 NG e CURSOR 13 NG na fábrica de Córdoba, na Argentina. O Repower FPT é uma solução de fábrica que substitui o motor a diesel de um caminhão usado, por um motor novo, de ciclo Otto, movido a gás natural e biometano, aumentando a vida útil, proporcionando melhor desempenho e a disponibilidade, que estará sempre apto a trabalhar. Além disso, o motor novo entrega consumo eficiente e menores emissões, já que agrega as últimas tecnologias em powertrain. Essa visão compõe o conceito de lifecycle thinking do Iveco Group, em que os recursos são utilizados integralmente pelo maior tempo, produtos e materiais são recuperados e reutilizados até o fim da vida útil. Como parte da estratégia multicombustível da FPT Industrial, o gás natural se consolida como uma tecnologia confiável, evolutiva e de alto potencial para a América Latina. FPT Industrial aposta na sustentabilidade Líder no segmento de veículos a gás na Europa, o Iveco Group já superou a marca de 100.000 motores a gás produzidos por meio de sua divisão FPT Industrial. Por entender que a solução passa por tecnologias adequadas ao potencial de biocombustíveis de cada região, a estratégia na América Latina considera o uso de gás natural e do biometano. Mas não apenas nisso: em 2024, a FPT anunciou investimento de R$ 127 milhões até 2028 para o desenvolvimento de novos motores bicombustível, explorando matrizes limpas como biodiesel e etanol. Dentro dessa estratégia, a marca desenvolveu, em parceria com a CNH, os motores N67 Etanol e CURSOR 13 Etanol com Ciclo Otto, com conceito semelhante ao de carros flex. Entre os benefícios do uso do etanol estão o fato de ser um combustível renovável, que reduz as emissões de gases de efeito estufa em até 90% em relação aos combustíveis fósseis, além de proporcionar redução de custos operacionais com transporte e logística e ter menos oscilações de preços, em relação aos derivados do petróleo. A engenharia local já desenvolveu motor 100% etanol para colheitadeiras e tratores, com potencial de aplicação futura em Marca de powertrain do Iveco Group desenvolve motores movidos a etanol, inicia produção de motores a gás na Argentina e investe em economia circular Divulgação/FPT

16 PRÊMIO AUTODATA 2025 FORNECEDOR DE POWERTRAIN brasileiro,” argumenta Patrice Haettel, CEO da Horse Technologies. Além de abastecer a Renault, a Horse fornece sistemas híbridos e desenvolveu, em parceria com a WEG, o Range Extender, sistema que já equipa o micro-ônibus elétrico Volare da Marcopolo que será lançado no princípio de 2026. A produção local substitui importações da Espanha, fortalecendo a cadeia automotiva nacional e tornando a unidade referência em motopropulsores flex. O HR13 é fabricado ao lado do HR10 1.0 Turbo, também nacionalizado. Complementando o investimento, a Horse anunciou recentemente mais R$ 200 milhões para instalar linha inédita de fundição por gravidade de cabeçotes de alumínio, com capacidade de 210 mil peças por ano e 60 novos postos de trabalho. Com capacidade para até 600 mil motores por ano, a planta de São José dos Pinhais avança como centro estratégico da nova mobilidade. Produção nacional Fornecedora global de soluções inovadoras para sistemas de propulsão, a Horse Powertrain investe em diferentes tecnologias para apoiar a indústria automotiva e outros setores que necessitam de geração de energia em sua transição para um futuro sustentável. A empresa desenvolve, produz e fornece sistemas de propulsão altamente eficientes, híbridos completos, híbridos plug-in e ICE (combustão interna). São 8 milhões de unidades por ano para seus clientes ao redor do mundo. No início deste ano, a Horse iniciou a produção do motor HR13 turboflex, 1.3 litro, quatro cilindros e 163 cv, em São José dos Pinhais (PR). Desenvolvido para o mercado sul-americano pela Horse Technologies, divisão da Horse Powertrain, o HR13 atende às normas Proconve L8. O HR13 conta com um sistema de injeção direta desenvolvido especialmente para o uso de etanol. Cada cilindro é equipado com injetores de seis furos montados centralmente, operando a 200 bar de pressão, projetados para uma atomização excepcional do combustível, que proporciona potência e torque sem comprometer a eficiência do combustível. “Esta ação reforça nosso compromisso com o mercado brasileiro e com a América do Sul. Nossa mensagem sempre foi clara: não existe uma solução única para a mobilidade global, mas sim soluções sob medida que atendam às necessidades regionais. O HR13 reflete essa filosofia, movido por combustíveis flex de baixo carbono e otimizado para as necessidades do mercado Horse investe R$ 100 milhões para nacionalizar a produção do motor turbo flex fuel 1.3 Divulgação/Horse Powertrain

17 PRÊMIO AUTODATA 2025 FORNECEDOR DE POWERTRAIN baixas de CO2, HC e NOx), uma alternativa robusta e confiável aos veículos elétricos e movidos a células de combustível, os quais apresentam seus desafios como tempo de recarga e custo (o custo de uma célula de combustível pode chegar a 80% do custo do veículo), por exemplo. Tanques e componentes utilizam aço especial para evitar vazamentos do elemento altamente inflamável. A eficiência energética do hidrogênio garante desempenho equivalente ao diesel, com redução de emissões de CO₂ superior a 99% além de garantir potência. As principais vantagens do motor a combustão interna (ICE) movido a hidrogênio são a comprovada durabilidade desse tipo de solução, a infraestrutura existente na cadeia de suprimentos, bem como a adaptação a sistemas de propulsão flexível capazes de utilizarem com eficiência uma grande variedade de combustíveis. A tecnologia exige um grau de modificações modestas para adaptar motores tradicionais ao uso do H2, o que é uma vantagem considerável ao avaliar a frota circulante. Além disso, a iniciativa é robusta considerando a qualidade do combustível H2 e, principalmente, considerando as condições ambientais. De acordo com a PHINIA, o reabastecimento rápido com H2 permite o uso em vários turnos nas operações em que não se permite paradas longas, além de garantir potência e desempenho equivalentes ao motor diesel. Unidade brasileira faz história Multinacional de sistemas de propulsão, a PHINIA realça o protagonismo da engenharia brasileira como polo estratégico no avanço de soluções sustentáveis para a mobilidade. Baseada em Piracicaba (SP), a iniciativa de suportar o projeto global de desenvolvimento de motor a combustão movido a hidrogênio fortalece a cadeia global de inovação automotiva rumo à descarbonização. A equipe sediada na planta do interior de SP atua no desenvolvimento de software e no gerenciamento eletrônico do motor, contribuindo diretamente para testes em veículos protótipos — três vans em circulação na Europa e uma em finalização nos EUA. O sistema exclusivo de injeção criado pela PHINIA permite queima segura do hidrogênio, mesmo com menor grau de pureza, o que reduz custos e amplia a viabilidade técnica. Essa alternativa tecnológica habilita as montadoras a reutilizarem os motores de combustão interna em uso por décadas através do uso combustível sustentável e com baixa pegada de carbono (emissões muito PHINIA suporta projeto global de software para motor a combustão movido a hidrogênio Divulgação/PHINIA

18 PRÊMIO AUTODATA 2025 CADEIA AUTOMOTIVA AMPLIADA (INCLUINDO SERVIÇOS E MATÉRIAS-PRIMAS) principais sistemas do veículo, oferecendo performance comparável a de modelos novos, com significativa redução do impacto ambiental ao longo do ciclo de vida. “É diferente de conversão, que transforma o motor a diesel para rodar a gás. Este motor é totalmente novo. É feita uma remanufatura mesmo, que permite um segundo ciclo de vida ao veículo ao instalar um novo motor a gás. Este é o nosso diferencial”, enfatiza Ramos. A iniciativa concilia inovação e eficiência operacional e consolida a companhia como referência ao integrar práticas efetivas de economia circular com resultados concretos em sustentabilidade. No 1º semestre de 2025, 19 caminhões já foram remanufaturados, totalizando 229.530 km rodados, com redução de emissões de CO₂ de 17,3%. A meta até o fim do ano é de 35 unidades. Essa iniciativa representa um avanço concreto na jornada do Grupo SADA como referência para o setor de transporte no Brasil. Novo gás na frota da SADA Prestes a completar 50 anos, o Grupo SADA está conduzindo uma transformação significativa em sua frota logística, promovendo a descarbonização por meio da remanufatura completa de caminhões a diesel para GNV ou biometano. Essa iniciativa se alinha aos pilares estratégicos ESG do Grupo, ao Programa Rota 2030 e à economia circular, promovendo ganhos ambientais, operacionais e econômicos. “Acreditamos que a adoção de tecnologias sustentáveis é essencial para garantir a competitividade em um mercado que valoriza a responsabilidade socioambiental”, explica Ricardo Ramos, Diretor de Operações e Negócios. A iniciativa promove a redução de poluentes como NOx e material particulado. Com investimento total de R$ 9,3 milhões, a transportadora contratou a MWM, do Grupo Tupy, para remanufaturar os sistemas motrizes, elétricos, eletroeletrônicos e de alimentação dos caminhões em operação, além da instalação do kit MWM GNV, adequações estruturais e homologação documental. O processo entrega veículos praticamente novos, com menor impacto ambiental no ciclo de vida. Com testes rigorosos, assegura-se segurança e desempenho, alcançando autonomia de até 340 km com 8 cilindros, com melhorias em estudo. A ação ainda conta com parceria da Cosan na criação de infraestrutura para abastecimento de GNV e biometano nas rotas escolhidas. Ao contrário do retrofit, que preserva o trem de força original, essa solução técnica renova os Empresa está convertendo a frota de caminhões pesados a diesel para GNV, em um programa expressivo de descarbonização Divulgação/Grupo SADA

19 PRÊMIO AUTODATA 2025 CADEIA AUTOMOTIVA AMPLIADA (INCLUINDO SERVIÇOS E MATÉRIAS-PRIMAS) que conectam pessoas e impulsionam o transporte coletivo rumo à descarbonização. Atualmente, cerca de mil ônibus elétricos da Marcopolo, seja soluções próprias ou elaboradas em parcerias com terceiros, estão em circulação. Na América Latina, além do Brasil, os produtos da marca estão presentes em países como Colômbia e México. “Além dos elétricos, ônibus movidos a hidrogênio, como o Audace Fuel Cell apresentado na Busworld 2023, são algumas das novas fontes de energia estudadas e testadas nos últimos tempos. Programas e incentivos públicos são fundamentais para que cada vez mais estas tecnologias se desenvolvam”, analisa Armaganijan. Marcopolo avança na descarbonização Em 2024, a Marcopolo consolidou sua posição como uma das mais relevantes indústrias do Brasil ao celebrar 76 anos de trajetória com avanços marcantes em inovação, sustentabilidade e expansão global. Líder nacional na fabricação de carrocerias de ônibus e uma das maiores do mundo, a empresa vem transformando o setor ao investir em tecnologias limpas, conectadas e eficientes. O desenvolvimento do Attivi Integral, seu primeiro ônibus elétrico completo, e a estreia mundial do Volare Híbrido (elétrico/etanol), reforçam o pioneirismo da companhia na transição energética. Além disso, a criação da Marcopolo Rail, com soluções metroferroviárias, ampliou sua atuação para além das estradas. “Além do modelo Attivi Integral, 100% elétrico produzido pela Marcopolo, apresentamos um modelo híbrido que utiliza etanol como fonte para a geração de energia para as baterias”, destaca André Vidal Armaganijan, CEO da Marcopolo. Com mais de 4 mil unidades da Geração 8 vendidas desde 2021, fábricas em cinco continentes e presença em mais de 140 países, a Marcopolo encerrou os últimos anos com recordes de receita e lucro. A companhia segue comprometida com o futuro da mobilidade e da indústria nacional, fortalecendo parcerias e investindo em novas soluções Desenvolvimento de modelos elétricos e híbridos é um dos focos para o futuro da fabricante brasileira de carrocerias de ônibus Divulgação/Marcopolo

20 PRÊMIO AUTODATA 2025 CADEIA AUTOMOTIVA AMPLIADA (INCLUINDO SERVIÇOS E MATÉRIAS-PRIMAS) emissões de CO₂: a meta, de fato, é atingir o Net Zero até 2040, fortalecendo a busca contínua por soluções que aliem eficiência logística e responsabilidade ambiental”, acrescenta Alarcon. O armazém está equipado com iluminação LED e estações de carregamento para empilhadeiras e transpaleteiras, todas elétricas. Por fim, o armazém também foi projetado em linha com o objetivo da Pirelli de criar “fábricas belas” e não apenas ambientes de trabalho funcionais. Com esse objetivo, o artista Adonis Alcici foi encarregado de instalar uma obra de arte em 200 m² das fachadas do armazém, representando velocidade, energia e precisão: uma tradução em formas e cores dos princípios que norteiam a Pirelli. Novo centro logístico da Pirelli: integração e atenção ao meio ambiente A Pirelli investiu R$ 150 milhões na construção do Centro Logístico de Armazenamento de Pneus e Matérias-Primas, no polo produtivo de Campinas, em São Paulo. O espaço possui 56 mil m² e foi erguido dentro da própria fábrica, com capacidade para armazenar até 1 milhão de pneus. Concluído em pouco mais de um ano, o Centro Logístico permitirá à empresa otimizar suas operaçõese evitará cerca de 5 mil viagens anuais. Vai gerar ganhos em agilidade, competitividade e redução de emissões de CO₂, alinhados à meta global da Pirelli de neutralidade de carbono até 2040. O novo Centro Logístico vai operar com caminhões internos realizando transferências de pneus a cada 30 minutos, atendendo o mercado interno e dará suporte às exportações para a América Latina. “Com o novo armazém, fortalecemos a integração entre produção e distribuição, além da centralização cada vez maior no atendimento ao cliente, permitindo uma gestão mais ágil, eficiente e sustentável. A otimização do fluxo de pneus aumentará nossa competitividade no mercado, potencializando nossa atuação na região”, explica Cesar Alarcon, Vice- -Presidente Sênior da Pirelli América Latina. “Com esta inauguração, a Pirelli dá mais um passo importante em sua jornada para reduzir as Com capacidade para 1 milhão de pneus, o centro foi montado na própria planta industrial para evitar cerca de 5 mil viagens anuais Divulgação/Pirelli

21 PRÊMIO AUTODATA 2025 INOVAÇÃO TECNOLÓGICA E ESG (MONTADORAS E FORNECEDORES) Com composição química que substitui o chumbo por bismuto, o Gerdau Tech Ecomachining garante excelente usinabilidade sem comprometer o meio ambiente — uma resposta direta às exigências crescentes de compliance ambiental nas cadeias produtivas. Os testes realizados em parceria com o SENAI São José dos Campos comprovaram ganhos expressivos: aumento de até 40% na vida útil de ferramentas de corte e 30% de redução nas trocas, o que impacta diretamente na produtividade e redução de resíduos. A nova linha reforça o papel da Gerdau como fornecedora estratégica de soluções em aço, agregando valor real aos produtos dos clientes e contribuindo para uma indústria mais limpa e eficiente, sem abrir mão da qualidade e da competitividade. Aço sustentável Com 124 anos de história, a Gerdau é a maior empresa brasileira produtora de aço, uma das principais fornecedoras de aços longos nas Américas e de aços especiais no mundo. Além de oferecer produtos de alta performance e sustentáveis para usinagem, a Gerdau entrega soluções que aumentam a competitividade dos clientes de forma concreta. Disposta a atender esse objetivo, e atenta às exigências ambientais da indústria moderna, a Gerdau lançou o Tech Ecomachining, linha de aços com ligas atóxicas desenvolvida especialmente para processos de usinagem de alta precisão. Voltado a setores como o automotivo e agrícola, o novo aço alia sustentabilidade, performance e segurança operacional. A usinagem de materiais é essencial para a indústria, pois permite fabricar peças complexas com alta precisão e qualidade, garantindo que componentes como motores, eixos e sistemas de transmissão funcionem corretamente. Ela possibilita a produção em larga escala e com tolerâncias exatas, fundamentais para a segurança, durabilidade e eficiência dos veículos. Para a Gerdau, a sustentabilidade é um pilar estratégico do seu negócio, refletido em suas novas linhas de produtos. A empresa busca incansavelmente unir as melhores práticas e inovações para que os clientes percebam a performance antes, durante e após o seu processo produtivo. Gerdau inova com a criação do Tech Ecomachining, linha de ações com ligas atóxicas para usinagem de ata precisão que não compromete o meio ambiente Divulgação/Gerdau

22 PRÊMIO AUTODATA 2025 INOVAÇÃO TECNOLÓGICA E ESG (MONTADORAS E FORNECEDORES) de ferramentas, equipamentos tridimensionais e dispositivos para a modelagem criativa e industrial, ampliando a atuação da fase criativa e industrial no desenvolvimento do início ao fim do design de um novo veículo. O Renault Design Center Latam passa a oferecer novo atelier de cores, materiais, acabamentos e validação industrial, incorporando uma nova cabine de luz para análise de materiais, amostras de cores, texturas e novos padrões. É também uma estrutura completa para o desenvolvimento da fase industrial do design junto às áreas de fabricação e engenharia, além da homologação dos elementos de design junto aos fornecedores de autopeças. Composta por 23 profissionais, a equipe do Design Center Latam criou o Kardian, primeiro modelo com a nova identidade visual da marca no Brasil, o conceito Niagara e o SUV Boreal, voltado para o mercado latino-americano. Novo Centro de Design Inaugurado em outubro de 2023 no Complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais (PR), o Renault Design Center Latam foi ampliado neste 2025, dobrando sua área para 2.440 m². Agora, conta com infraestrutura de padrão global, semelhante à do centro de design da Renault na França. O RDCL aumenta sua capacidade de criação de modelos para o mercado latino-americano, além de projetos globais, dispondo de instalações de última geração. A unidade é um dos cinco centros de design da marca juntamente com a França, Romênia, Coréia do Sul e Índia. A ampliação aumentou significativamente a capacidade de criação e desenvolvimento de projetos exclusivos. O showroom ganhou uma nova tela de LED de alta resolução com 15 metros de largura por 3 metros de altura, três vezes maior que a anterior, ampliando consideravelmente o suporte para o trabalho visual. Com o mesmo porte da tela utilizada no showroom principal do Design Center Renault na França, ele permite perfeita sincronização de imagens, vídeos e apresentações simultâneas entre a América Latina e Europa. Esta grande tela também permite visualizar uma gama de veículos em escala real 1:1, otimizando tempo e performance para o desenvolvimento criativo do design, além da fase de detalhamento e modelagem 3D. O atelier para modelagem manual em Clay e execução de protótipos também foi redimensionado e agora comporta trabalhos com até quatro novos projetos simultâneos, utilizando-se de todo suporte Renault amplia a estrutura de seu Design Center na fábrica do Paraná, alinhando-se à mesma estrutura da matriz. Novos projetos vêm aí Divulgação/Renault

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