AutoData - Maxion aplicará IA na fábrica de Cruzeiro
Tecnologia
24/08/2018

Maxion aplicará IA na fábrica de Cruzeiro

Imagem ilustrativa da notícia: Maxion aplicará IA na fábrica de Cruzeiro
Foto Jornalista  Redação AutoData

Redação AutoData

São Paulo – A Maxion Componentes Estruturais, uma divisão da Iochpe-Maxion, anunciou na sexta-feira, 24, parceria com a Birmind para desenvolver projeto de inteligência artificial na sua fábrica de Cruzeiro, SP, onde são produzidos chassis, longarinas e componentes estruturais. A parceria implicará a instalação do B-Wise, software que coleta dados gerados pela fábrica e reproduz o ambiente de produção, para que sejam simulados processos e protótipos. Essa tecnologia mostra potenciais pontos onde possa haver redução de desperdícios.

 

De acordo com Renato Brighenti, gerente geral da unidade, o projeto poderá ser replicado em diversas áreas: “A indústria tem tentado se aproximar das startups de várias maneiras. Nós decidimos ir direto para a prática. Escolhemos um projeto piloto que, depois de testado, pode ser replicado em outras etapas do nosso processo produtivo”.

 

O software será aplicado na estação de tratamento de efluentes da fábrica de Cruzeiro. O objetivo é controlar o uso de cal: o software analisa os dados de entrada e os compara com os dados de saída. A expectativa é reduzir 25% o uso de cal.

 

A companhia busca, em momento futuro, aplicar o mesmo software nos processos de pintura e lavagem de peças, que são mais complexos e envolvem mais riscos.

 

Foto: Divulgação.