São Paulo – Nascido em Avaré, SP, há 43 anos, Bruno Fragoso assume o maior desafio de sua carreira: a cadeira de presidente global da fornecedora de componentes para powertrain Litens, com sede em Toronto, Canadá. À frente da operação brasileira desde 2022 e vice-presidente global de vendas e marketing desde 2015 ele retorna ao país onde viveu por seis anos e meio, um ano após seu ingresso na empresa, como diretor de vendas e desenvolvimento da unidade local, que tem fábrica em Atibaia, SP.
A nomeação de Fragoso se dá em momento em que a empresa acompanha o movimento de avanço da eletrificação no setor no mundo todo e em que a unidade brasileira destaca-se por atender a esta transformação, tanto provendo às montadoras locais componentes para veículos híbridos como ampliando consideravelmente a parcela de exportação desde Atibaia.
“Nos últimos cinco anos nós dobramos o volume de vendas e ampliamos o número de funcionários”, sustentou, ao lembrar que atualmente a unidade brasileira corresponde a 8% do faturamento global da Litens, o dobro da média da participação do País na indústria automotiva mundial.
O plano é que a operação brasileira dedicada às montadoras avance 10% sobre 2025, totalizando R$ 400 milhões. Para a atividade global é esperada alta de 4%, para US$ 1,5 bilhão.
É a primeira vez que um brasileiro ocupa o cargo
Na Litens desde 2014 o primeiro convite para Fragoso trabalhar em Toronto se deu há doze anos. A proposta era que acumulasse funções e cobrisse lacuna de forma temporária, por dois anos, que se estenderam por quase sete.
Ele avalia que, de certa forma, o primeiro baque aconteceu lá atrás, quando, aos 33 anos, passou a ocupar a vice-presidência global de vendas e marketing da companhia. Segundo Fragoso desde os 26 anos, quando era gerente da Lord Corporation, acostumou-se a ser o executivo mais novo na sala de reunião.
“Acredito que o maior desafio é lidar com as pessoas. A cultura muda muito o perfil do profissional. O brasileiro costuma ser mais flexível”, avaliou, referindo-se à mudança ao Canadá. “Isso acaba tornando-se uma vantagem para nós, pois o executivo brasileiro é bem visto lá fora justamente porque o nosso mercado é cheio de lombadas, desde sempre é preciso saber lidar com instabilidades e complexidades intrínsecas à nossa economia.”
Esta, no entanto, é a primeira vez que um brasileiro assume o cargo de presidente global da Litens. Os outros três que vieram antes dele eram todos canadenses. Quando tornou-se vice-presidente também já havia quebrado paradigmas – até então todos canadenses, igualmente ele foi o primeiro brasileiro.
Segredo é não parar de estudar
Graduado em engenharia mecatrônica pela Unicamp, onde também cursou mestrado em engenharia mecânica, Fragoso contou que nunca parou de estudar. Na Universidade de Toronto especializou-se em liderança executiva, negócios, administração e gestão: “Quanto mais estamos aprendendo mais percebemos que nada sabemos e que sempre há algo a aprender e que nos mantêm humildes”.
O executivo foi por quase seis anos professor de negócios no Ibmec e desde 2022 integra o conselho do Sindipeças: “Levo daqui o espírito de equipe e de união e a premissa de pensar antes no coletivo do que no individual: afinal de contas, estamos no mesmo barco. Sempre ofereço a mão antes de jogar a pedra”.
A liderança da operação brasileira foi ocupada por André Matilha, há mais de uma década na empresa, tendo passado pelas áreas industrial e de operações. O plano é dar sequência à estratégia relacionada à ampliação de projetos envolvendo eletrificação e ao aumento da eficiência produtiva.


















