Em destaque

Produção de chassis de ônibus recua 29% em agosto e 6% no ano

Indústria fabricou 1 mil 857 unidades no mês e emplacamentos avançaram 17,6% na comparação anual

São Paulo — A produção brasileira de chassis de ônibus caiu 28,8% em agosto na comparação com o mesmo mês de 2025. Foram fabricadas 1 mil 857 unidades, ante 2 mil 607 ônibus no ano passado. Os dados foram divulgados pela Anfavea na terça-feira, 8.

Na comparação com julho, quando a indústria produziu 2 mil 138 unidades, o número representa retração de 13,1%.

Com o resultado de agosto a produção de chassis acumulada nos oito primeiros meses de 2026 chegou a 19 mil 918 unidades. O volume é 6,2% inferior às 21 mil 243 unidades fabricadas no mesmo período de 2025.

Emplacamentos

Os emplacamentos apresentaram comportamento diferente. Foram licenciados 2 mil 23 ônibus em agosto, alta de 17,6% sobre as 1 mil 720 unidades registradas um ano antes. Frente a julho, porém, houve queda de 9,4%, quando foram emplacados 2 mil 233 veículos.

No acumulado de janeiro a agosto os emplacamentos somaram 14 mil 544 unidades, retração de 7,6% com relação às 15 mil 736 unidades registradas no mesmo intervalo de 2025.

vwco

Notícias relacionadas

vwco
vwco

Receba as principais notícias do setor automotivo diretamente no seu WhatsApp.

Receba diariamente as principais notícias do setor automotivo, análises de mercado e tendências da indústria no seu e-mail corporativo.

vwco