Em destaque

JCB desenvolve retroescavadeira com motor flex

São Paulo – A JCB desenvolveu o primeiro motor flex com produção em série para equipamentos de linha amarela. Ainda disponível apenas na Índia, onde foi desenvolvida e é produzida, a retroescavadeira 3DX Dual Fuel pode ser movida a diesel ou GNV.

São Paulo – A JCB desenvolveu o primeiro motor flex com produção em série para equipamentos de linha amarela. Ainda disponível apenas na Índia, onde foi desenvolvida e é produzida, a retroescavadeira 3DX Dual Fuel pode ser movida a diesel ou GNV.

O sistema é um pouco diferente do aplicado em automóveis, segundo Etelson Hauck, gerente de produto da JCB no Brasil: o motor pode rodar com 100% diesel ou em uma mistura de até 45% GNV. De toda forma, é possível reduzir as emissões de poluentes, como o CO2, e o custo operacional do equipamento:

"Na comparação com um equipamento comum a diesel a redução no consumo médio de combustível é de 40% a 50%. Dessa forma o operador consegue reduzir em cerca de 10% o seu custo total de operação com a nova retroescavadeira, que não tem preço muito acima da mesma máquina com motor só a diesel."

Hauck disse que algumas unidades da máquina foram exportadas para a Rússia e não está, ao menos por enquanto, na mira do mercado brasileiro. Mas a possibilidade de uma produção local é grande:

"A retroescavadeira que produzimos aqui é a igual à indiana, só muda a motorização. Então, quando vier a ser relevante para o mercado brasileiro os ajustes necessários serão mínimos. A decisão, porém, hoje, ainda gira em tornos dos custos e da demanda".

A tecnologia também deverá migrar para outros equipamentos da JCB, pois um dos focos da sua operação global é reduzir as emissões de poluentes. Motores elétricos também estão na mira do desenvolvimento da companhia. 

Fotos: Divulgação.

vwco

Notícias relacionadas

vwco
vwco

Receba as principais notícias do setor automotivo diretamente no seu WhatsApp.

Receba diariamente as principais notícias do setor automotivo, análises de mercado e tendências da indústria no seu e-mail corporativo.

vwco