São Paulo – As vendas financiadas de veículos, em janeiro, somaram 562 mil automóveis leves, veículos pesados e motos, considerando unidades novas e usadas, o que representa avanço de 27,1% com relação ao mesmo período de 2023, ou 443 mil unidades. E, apesar do recuo de 1,7% ante dezembro, que teve 572 mil veículos financiados, o desempenho do mês passado foi o melhor para um janeiro na última década.
Os dados são da B3, que opera o SNG, Sistema Nacional de Gravames, maior base privada do País por reunir o cadastro das restrições financeiras de veículos dados como garantia em operações de crédito em todo o País.
Segundo Gustavo de Oliveira Ferro, gerente de planejamento e inteligência de mercado da B3, o volume de veículos financiados só está abaixo da marca de janeiro de 2013, 571 mil unidades.

O maior incremento foi visto nas motos, de 50,3% frente a janeiro de 2023 e 2,8% superior a dezembro. Na sequência veio o segmento de automóveis e comerciais leves, com alta de 22,8% na comparação anual, apesar da redução de 2,1% na mensal. O financiamento de veículos pesados cresceu 2,6% com relação ao mesmo período do ano anterior, mas ficou 17,9% abaixo se comparado a dezembro.
O aumento do acesso ao crédito para financiar a aquisição de veículos pode ser sido puxada também pela redução da taxa média de juros, que no caso dos 0 KM atingiu 25,5% ao ano, patamar ainda elevado mas o menor registrado desde outubro de 2021, segundo o Banco Central.
Os recuos com relação ao último mês de 2023, segundo Ferro, eram esperados e se devem mais a uma questão de sazonalidade, uma vez que o recebimento do décimo-terceiro salário em dezembro tradicionalmente costuma impulsionar a venda de veículos.























