Em destaque

Primeiros GWM nacionais serão entregues apenas em 2026

Em função da demanda crescente do mercado interno produção nacional segue em processo de validação e formação de estoque

Itu, SP – Em agosto, quando inaugurou sua fábrica em Iracemápolis, SP, a expectativa da GWM era de que em algum momento do quarto trimestre de 2025 os três modelos de veículos montados lá em regime peça a peça chegariam à rede, abastecida até então com os mesmos modelos importados da China. Esta programação não se confirmou e a novata nacional adiou para o início de 2026 a venda de seus modelos nacionais.

O diretor de assuntos institucionais, Ricardo Bastos, disse ser um bom problema: “Ainda em aceleração de produção não conseguiríamos atender a demanda do mercado, então decidimos importar mais um lote para não perder estes negócios enquanto aumentamos o ritmo da fábrica”.

Desde julho o volume de negócios da GWM vem crescendo. De 3,9 mil unidades vendidas em julho passou para mais de 4 mil em setembro, chegando a 5,3 mil unidades em outubro. Segundo Bastos tende a ser ainda maior nos próximos dois meses: “Só o Haval H6 representa mais de 3 mil unidades, e com a chegada da nova versão a expectativa é muito positiva”.

Haval H6 2026

Desta forma a empresa importou um lote maior do seu campeão de vendas para atender aos pedidos. Trata-se do Haval 2026, a versão atualizada, que foi produzida na China com todas as especificações para o mercado brasileiro.

Este planejamento demonstra algo novo para a indústria tradicional, que é a agilidade de empresas com origem na China. O Haval H6 brasileiro difere bastante da versão comercializada lá. A traseira é completamente outra: no Brasil manteve as lanternas conectadas, como na versão atual, enquanto para outros mercados são dois conjuntos separados em formato de bumerangue.

Além disto, tanto o ajuste de suspensão como a configuração dos softwares de controle do motor considerando o combustível nacional e todo o complexo sistema de infoentretenimento em português, são incorporados na linha de montagem da China. De acordo com Rodrigo Leite, chefe do design no Brasil, “os carros chegam aqui e estão prontos para serem distribuídos no Brasil”.

brica em transição

Esta agilidade e a boa comunicação da operação brasileira com a matriz chinesa permitem que os na produção nacional possam seguir um ritmo mais lento. Por exemplo: neste momento foi validado todo o procedimento de produção da linha de produção do Haval H6. De acordo com Bastos nos últimos meses o ritmo de produção tem aumentado dia a dia e está em formação estoque para atender a esperada crescente demanda pelos SUVs já na versão 2026.

Além disto as linhas da picape Poer P30 e do SUV de sete lugares H9 passam neste momento pelo processo de validação final para que o ramp up, ou aceleração da produção, também possa formar estoque para o início do ano. Assim como o Haval H6 estes dois modelos, já disponíveis nas revendas, foram produzidos na China com a configuração para o Brasil.

“Temos uma fábrica com capacidade limitada a 50 mil unidades. Este ano estamos numa crescente no mercado que pode nos levar próximos a 42 mil unidades. E em 2026 teremos um ano completo dos três modelos nacionais. Então, todos estes procedimentos visam a garantir um desempenho ainda melhor para nossa operação.”

Outra novidade para a produção no Interior de São Paulo é que foram incorporados novos fornecedores nacionais. Agora, além dos dezoito já conhecidos, a saber, Basf, Bluar, Bosch, Chemetall, Chemours, Clarios, Continental, Dupont, Eftec, Goodyear, L&L, PPG, Petronas, Saint Gobain, Sika, Toro, Total e Unipac, outras duas empresas passam a fazer parte da produção nacional da GWM. Mas por questões estratégicas e de concorrência com outros fabricantes desta vez a empresa optou por ainda não divulgar quem são.

marcopolo
marcopolo
marcopolo

Receba as principais notícias do setor automotivo diretamente no seu WhatsApp.

Receba diariamente as principais notícias do setor automotivo, análises de mercado e tendências da indústria no seu e-mail corporativo.

marcopolo