AutoData - Tupy compra parte da Teksid da FCA
Negócios
06/01/2020

Tupy compra parte da Teksid da FCA

Imagem ilustrativa da notícia: Tupy compra parte da Teksid da FCA
Foto Jornalista  Redação AutoData

Redação AutoData

São Paulo — No apagar das luzes de 2019 a Tupy anunciou acordo de compra de parte da Teksid, divisão de componentes de ferro fundido subsidiária da FCA. O negócio envolve instalações no Brasil, México, Polônia e Portugal, e também a participação da Teksid em joint venture na China. Está fora da transação a divisão de alumínio, que permanece sob controle da FCA.

 

Uma vez concretizada a venda pode chegar a 210 milhões de euros, calculam as empresas. Em comunicado divulgado ao mercado em 20 de dezembro,  elas projetam que o negócio estará totalmente concluído no segundo semestre de 2020. A transação, por ora, aguarda aprovação das autoridades antitruste dos países onde estão instaladas as casas matrizes das empresas.

 

Segundo Scott Garberding, chefe global de manufatura da FCA, Teksid e Tupy, juntas, “continuarão a desenvolver novas tecnologias para apoiar o sucesso contínuo de nossos produtos”. Para ele a transação representa “outro passo importante na implementação do plano de negócios da FCA”.

 

A Tupy, por sua vez, afirmou que a aquisição “proporcionará oportunidades substanciais” e permitirá à companhia “expandir sua atuação e crescer frente aos desafios da indústria”. Juntas as empresas tiveram aproximadamente R$ 7,2 bilhões de faturamento em 2018 e empregam cerca de 20 mil pessoas.

 

O negócio representa para a Tupy, ainda, a compra de uma forte concorrente: o mercado aguardava por esta transação há seis anos em função das sinergias envolvidas na aquisição — que enfrentou, durante o período, resistência por parte da FCA.

 

Foto: Divulgação.