São Paulo – O Instituto Renault completou, em 14 de setembro, seus primeiros 10 anos no Brasil, onde, ao longo dessa década, calcula ter beneficiado mais de 775 mil pessoas em inclusão e em mobilidade sustentável, seus dois eixos principais de existência. As ações do braço social da empresa alcançam todo o Brasil, embora o foco seja na região da sua fábrica brasileira, em São José dos Pinhais, PR.
No eixo inclusão três projetos foram destaque nos últimos dez anos. A Associação Borda Viva é uma ONG que gera renda no bairro da Borda do Campo, próximo à fábrica, por meio da Cozinha Comercial e da Casa da Costura: os produtos, sacolas, bolsas, carteiras, feitos com materiais doados por fornecedores e concessionários, são vendidos na Rede Renault do Brasil e da França, incluindo na icônica Champs-Élysées.
O Geração Futuro é um projeto de qualificação de jovens da cidade sede da Renault no Brasil, dedicado a estudantes de 15 a 24 anos e que forma turmas a cada semestre. Dos quarenta alunos da primeira turma, formada no fim de 2019, dezoito foram contratados e estão trabalhando na fábrica.
O Renault Experience é um acelerador de startups que já recebeu projetos de 42 mil estudantes e a cada ano seleciona três empresas com projetos inovadores para ajudar a prepará-las para o mercado.
O outro eixo do Instituto Renault é o de mobilidade sustentável, que cuida de projetos de educação de trânsito.
Além destes projetos o Instituto Renault colabora com instituições fazendo doações. Nos últimos anos foram beneficiadas AACD e Casa do Zezinho.
Foto: Divulgação.