São Paulo — A Higer Bus, da China, por meio da importadora TEVX Motors Group, chega ao Brasil para comercializar seus ônibus elétricos, de olho na renovação de frota nas grandes cidades, que deverão buscar meios de transporte mais limpos para reduzir as emissões de CO2. Segundo Celso Antônio Barreto, sócio diretor da TEVX, a busca por uma empresa que produzisse veículos elétricos adequados ao mercado nacional começou há dois anos:
"A Higer Bus se mostrou um player que, além de ter alta capacidade de produção, pode adequar seu produto para que as peças de reposição sejam de marcas presentes no Brasil, o que facilita a manutenção dos carros e reduz os custos, trazendo ainda mais benefícios para os operadores de transporte que renovarão a frota".
O primeiro modelo a ser oferecido no mercado brasileiro é o Azure A12BR, do tipo básico da SPTrans, com capacidade para transportar setenta passageiros e dotado de autonomia de 270 quilômetros, que deverá começar a circular pelas ruas de São Paulo ainda no primeiro semestre do ano que vem. A recarga de 100% da bateria do Azure A12BR demora cerca de três horas, segundo a Higer.
A intenção da empresa é ofertar os veículos elétricos para as operadoras de transporte urbano por meio de contratos de locação, modelo considerado um importante incentivo para a renovação de frota, porque no pacote mensal já estão inclusas a estrutura de manutenção dos ônibus e a troca da bateria a cada oito anos.
Para atender às demandas de manutenção com componentes nacionais TEVX e Higer Bus se juntarão a uma série de fornecedores nacionais, a partir de janeiro, para iniciar amplo programa de transferência de tecnologia. Também começará em janeiro o treinamento das equipes técnicas para realizar manutenção e verificações de segurança dos ônibus, assim como para motoristas que trabalharão com um novo tipo de veículo.
Foto: Édson Lopes Jr./Secom.