São Paulo – A Empresas Randon realizou a entrega de dois modelos de semirreboques da linha Hybrid R com sistema de tração auxiliar elétrico e-Sys, tecnologia liderada pela Suspensys. Um deles, o frigorífico, foi para a BRF, que realizará testes de campo por estradas nos estados de São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A operação será realizada pela Tombini.
O outro veículo, um graneleiro, foi para a G10 Transportes, empresa de logística e transporte rodoviário, que fará deslocamento de cargas do agronegócio no Paraná. No fim do ano passado a Copérdia, Cooperativa de Produção e Consumo Concórdia, já testara outro modelo de graneleiro para transportar grãos de Santa Catarina ao Rio Grande do Sul.
Segundo a Randon os veículos de testes serão monitorados durante um mês para que se colete dados sobre redução de consumo de combustível promovida pelo sistema de tração elétrico no semirreboque: a economia pretendida é de 20%. Para conduzir os caminhões os motoristas foram treinados no CTR, Centro Tecnológico Randon.
O e-Sys atua como sistema auxiliar de recuperação de energia gerada durante movimentos de descida e frenagem para momentos de necessidade de tração, como subidas e ultrapassagens. A linha de semirreboques Hybrid R foi apresentada ao mercado em 2019, após dois anos de desenvolvimento, e deverá ser comercializada no decorrer de 2022.