São Paulo – O aeroporto de Stuttgart, Alemanha, autorizou o uso do sistema de estacionamento autônomo em sua garagem, desenvolvido em conjunto com a Bosch e a Mercedes-Benz. É primeira vez que um sistema autônomo SAE nível 4 é autorizado para uso comercial no mundo.
Na prática o aeroporto terá um valet virtual: basta o motorista deixar seu veículo e ativar um aplicativo no smartphone que a própria infraestrutura da garagem buscará uma vaga e fará a manobra. Na volta o processo é o mesmo: ao ativar o aplicativo o carro retorna ao seu proprietário.
O processo funciona graças à infraestrutura inteligente fornecida pela Bosch e instalada no estacionamento, que se alia à tecnologia automotiva da Mercedes-Benz. Sensores da Bosch em toda a garagem monitoram a condução e fornecem as informações aos veículos, que podem até mesmo subir e descer rampas para procurar vagas em outros andares. Frenagens automáticas são feitas caso um obstáculo seja detectado no percurso.
Para Markus Heyn, presidente de soluções para a mobilidade da Bosch, será com o estacionamento sem motorista que a condução autônoma começará: “No futuro nosso objetivo é equipar cada vez mais estacionamentos com a tecnologia de infraestrutura necessária. Planejamos fazer centenas deles em todo o mundo nos próximos anos”.
Em Stuttgart a introdução será feita de forma gradual: primeiro na área APCOA P6. Os clientes de Mercedes-Benz Classe S e EQS fabricados a partir de julho, com o sistema integrado, poderão reservar seu espaço no estacionamento com antecedência e, ao chegar no local, ativar o sistema.