São Paulo – A nova geração do Ford Mustang, que chegará ao mercado estadunidense no segundo semestre, traz tecnologia desenvolvida pelo centro de engenharia local da Ford, sediado na Bahia: a aceleração remota do motor V8 por meio do chaveiro.
Chamado de Remove Rev, o sistema de aceleração remoto começou a ser desenvolvido em 2021 pela equipe alocada no Centro de Desenvolvimento e Tecnologia da Ford na Bahia. Foi patenteado pela Ford e é, por enquanto, exclusivo do Mustang.
Embora pareça simples o funcionamento do sistema envolve desafios de funcionalidade e segurança, de acordo com Fábio Peres, um dos engenheiros que trabalhou no projeto: “O motor V8 acelerando a 5 mil rpm gera uma potência enorme e foi preciso garantir que isso seja feito com segurança para os usuários e para os sistemas do veículo, equacionando também as emissões.”.
Para ligar o motor do Mustang remotamente é preciso apertar o botão no chaveiro uma vez e o botão de partida remota duas vezes. É possível fazer o mesmo procedimento pelo aplicativo Ford Pass. Depois basta apertar os botões Lock e Unlock para, em menos de 3 segundos, o motor começar a acelerar.