Os 293,3 mil automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus que saíram das linhas de montagem em outubro representam o segundo melhor resultado mensal para o ano, de acordo com dados divulgados pela Anfavea na quinta-feira, 6. O volume ficou abaixo apenas de setembro, quando 300,8 mil unidades foram produzidas – a queda foi de 2,5%.
Comparado com outubro de 2013 o resultado da produção do mês passado cedeu 9%.
Outubro de 2014 foi apenas o quinto melhor da história em produção: 2009, 2010, 2012 e 2013 apresentaram resultados superiores. Desde 2011, aliás, o volume produzido em outubro não ficava abaixo da faixa de 300 mil veículos.
Luiz Moan, presidente da Anfavea, culpou o nível de estoque da indústria pelo ritmo mais fraco das linhas: “Temos duas maneiras de controlar os estoques: fazendo promoções para incentivar as vendas e ajustando a produção. A indústria vem promovendo as duas coisas”.
Desde o começo do ano diversas montadoras adotam lay offs, férias coletivas e outros artifícios para evitar as demissões. Mesmo assim a partir de janeiro foram cortados 10 mil postos de trabalho e o nível de emprego da indústria recuou para o de fevereiro de 2012. Só em outubro setecentos funcionários foram desligados.
“Nenhuma demissão foi promovida pelas montadoras. Todos os postos foram fechados por meio de PDVs, aposentadorias, encerramento de contratos temporários e por justa causa”.
De janeiro a outubro foram produzidas 2,7 milhões de unidades, queda de 16% na comparação com o mesmo período do ano passado. Mais de 500 mil de veículos deixaram de ser produzidos.
Nos últimos doze meses a indústria brasileira produziu 3,2 milhões de veículos, 15% abaixo do período imediatamente anterior. O ritmo está abaixo também da projeção da Anfavea para 2014, de 3,4 milhões de veículos produzidos.
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